Um novo barco, supostamente ligado ao tráfico internacional de drogas, foi alvo de ataques norte-americanos na região do Oceano Pacífico. A operação aconteceu nesta quinta-feira (4/12), segundo comunicado do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM).
De acordo com o governo dos EUA, quatro homens que estavam a bordo da embarcação morreram durante o ataque.
“Em 4 de dezembro, sob a direção do secretário de Guerra Pete Hegseth, a a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação em águas internacionais operada por uma Organização Terrorista Designada. Informações de inteligência confirmaram que a embarcação transportava narcóticos ilícitos e transitava por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico Oriental”, disse o comunicado.
Leia também
-
EUA fazem 21º ataque a barco no Pacífico e matam três, diz Pentágono
-
EUA realizam 20º ataque contra barco no Caribe, diz jornal
-
EUA ataca mais 4 barcos de “narcoterroristas”; há ao menos 14 mortos
-
EUA ataca mais um barco de “narcoterroristas”; há ao menos 6 mortos
Assim como em outros casos semelhantes, a administração Donald Trump não apresentou provas que ligam a embarcação ao tráfico de entorpecentes.
Com a nova operação, sobe para 23 o número de barcos atacados pelos EUA em águas caribenhas e do Pacífico.
De acordo com Washington, a campanha bélica na região busca atingir cartéis que transportam drogas para o país. Apesar das justificativas oficiais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem sido o principal alvo das ameaças norte-americanas. Isso porque o líder chavista é apontado como chefe do cartel de Los Soles, grupo recentemente classificado como organização terrorista internacional pelos EUA.
