Alguns hábitos simples, como tomar uma xícara de chá por dia, podem ter efeitos poderosos quando o assunto é saúde e bem-estar. Ao menos é o que explica Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles. Segundo ela, a infusão à base de canela, por exemplo, atua no controle da glicose e favorece quem tem diabetes tipo 2.
Leia também
-
Chá de folha de amora ajuda a regular a pressão e aumenta a libido
-
Tchau, cappuccino: matcha latte virou a bebida viral de 2025
“Este chá vem ganhando destaque por seus potenciais benefícios para pessoas com diabetes tipo 2. A especiaria, usada há séculos na culinária e na medicina tradicional, contém compostos bioativos capazes de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os picos de açúcar no sangue após as refeições”, diz a expert, formada pela Universidade de Brasília.
Segundo Juliana, estudos recentes mostram que o consumo moderado da bebida — cerca de uma a duas xícaras por dia — pode contribuir para a estabilização da glicemia, especialmente quando associado a uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.
Além disso, o chá de canela “apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que o torna um aliado adicional na prevenção de complicações metabólicas.”
Cuidado com excessos ao ingerir o chá
Embora tenha várias vantagens ao bem-estar, a ingestão deste chá não deve ser feita em excesso. A canela contém cumarina, substância que, em grandes quantidades, pode afetar o fígado. “Por isso, o ideal é sempre buscar orientação médica ou nutricional antes de incluir o chá na rotina diária”, recomenda a nutricionista.
