Os Estados Unidos bombardearam três embarcações de supostos narcoterroristas na região do oceano Pacífico Oriental, próximo da América Central, nesta segunda-feira (15/12). A informação foi confirmada pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que informou que oito pessoas morreram no bombardeio. Confira vídeo da operação:
On Dec. 15, at the direction of @SecWar Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted lethal kinetic strikes on three vessels operated by Designated Terrorist Organizations in international waters. Intelligence confirmed that the vessels were transiting along known… pic.twitter.com/IQfCVvUpau
— U.S. Southern Command (@Southcom) December 16, 2025
De acordo com o Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou ataques cinéticos letais contra “três embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais.” De acordo com os militares, o ataque ocorreu em uma rota de narcotráfico no Pacífico Oriental.
“Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidas em narcotráfico. Um total de oito narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante essas ações — três na primeira embarcação, dois na segunda e três na terceira”, informou o comando militar.
Até o momento, o governo de Donald Trump não apresentou provas que liguem os mortos na operação com o tráfico de drogas — ação semelhante ao que ocorreu nos últimos ataques.
Leia também
-
EUA faz novo ataque a embarcação no Caribe e mata três pessoas
-
EUA faz novo ataque a embarcação no Pacífico e mata duas pessoas
-
Sob ordem de Trump, EUA atacam mais uma embarcação no Pacífico. Vídeo
-
Embarcação com 21 pessoas naufraga em Angra dos Reis (RJ). Vídeo
Durante operação, Trump fez ataques contra os presidentes da Colômbia e da Venezuela
Arte Metrópoles/Gabriel Lucas
Maduro durante pronunciamento
Jesus Vargas/Getty Images
Maduro e Trump
Arte/Metrópoles
Nicolás Maduro
Divulgação/Assembleia Nacional da Venezuela
Com a nova operação, sobe para pelo menos 26 o número de embarcações bombardeadas pelos militares dos Estados Unidos em águas no Caribe ou no Oceano Pacífico.
De acordo com Washington, a campanha bélica na região busca atingir cartéis que transportam drogas para o país. Apesar das justificativas oficiais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem sido o principal alvo das ameaças norte-americanas. Isso porque o líder chavista é apontado como chefe do cartel de Los Soles, grupo recentemente classificado como organização terrorista internacional pelos EUA.
