Fortes tempestades ocasionaram inundações em grande parte da Califórniam na costa oeste dos Estados Unidos. O fenômeno se concentrou mais em Los Angeles e em outros condados no sul do estado, onde 27 centímetros de chuva deixaram ao menos três mortos na região até a noite dessa quinta-feira (26/12).
As condições meteorológicas impactaram na segurança dos cidadãos, bloqueio de vias, infraestrutura e energia, no caso, cerca de 100 mil pessoas que habitam na Califórnia estavam sem energia elétrica na noite dessa quinta. Diante da instabilidade climática, com possibilidade de mais inundações, foi ordenada a evacuação dos moradores em partes do condado de Los Angeles, e do sul da Califórnia .
Segundo o jornal norte-americano BBC News, equipes de emergência prestaram socorro ao realizar diversos resgates, incluindo de pessoas presas em veículos devido à subida das águas da enchente. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na quarta-feira (24/12). A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, passou a mesma recomendação.
Leia também
-
Gestão Trump processa Califórnia por proibir policiais de usar máscara
-
COP30: governador da Califórnia e protesto roubam a cena no 2º dia
-
Governador da Califórnia ataca tarifaço de Trump: “Tarifas Bolsonaro”
-
Casa Branca estuda medidas após Trump alegar fraude na Califórnia
“Com a previsão de rios atmosféricos, chuvas intensas e ventos fortes, declaro estado de emergência nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego e Shasta para acionar as autoridades de emergência e posicionar recursos antecipadamente, a fim de manter nossas comunidades seguras”, escreveu o governador, no X.
O Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia informou que os agentes da corporação posicionaram mais 250 pessoas e equipamentos em 14 condados para auxiliar no atendimento às vítimas da tempestade. A ajuda é composta por equipes especializadas em águas rápidas, equipes de busca e resgate urbano, caminhões de bombeiros, helicópteros e muito mais.
O Centro de Previsão Meteorológica dos EUA afirmou que numerosos eventos de inundações repentinas ainda são possíveis.
Três vítimas
Ainda de acordo com o jornal norte-americano BBC News, um homem de 64 anos de San Diego morreu na manhã de quarta atingido por uma árvore que caiu. Outra vítima (homem de 74 anos) morreu afogado durante a enchente no fim de semana, enquanto a polícia tentava resgatá-lo de dentro de um veículo em Redding.
Anteriormente, uma mulher de 70 anos morreu após “ser derrubada de uma rocha por uma grande onda e arrastada para o oceano” no Parque Estadual MacKerricher, no Condado de Mendocino, informou o gabinete do xerife da Califórnia.
O serviço meteorológico alertou que os moradores das áreas mais afetadas devem “permanecer nos andares inferiores de suas casas durante a tempestade de vento e evitar as janelas. Fiquem atentos à queda de detritos e galhos de árvores. Dirijam com cautela se precisarem.”
As tempestades foram causadas por múltiplos rios atmosféricos que transportaram grandes quantidades de umidade dos trópicos durante uma das semanas de maior movimento de viagens do ano.
