Um dos escultores mais marcantes de sua geração, Sergio Camargo recebe uma homenagem à altura de sua potência criativa: uma exposição inédita promovida pelo Metrópoles no Foyer da Sala Villa-Lobos, no monumental Teatro Nacional Claudio Santoro, que segue em cartaz até 6 de março de 2026.
Leia também
-
Sergio Camargo: estudantes da rede pública visitam mostra inédita do escultor no Teatro Nacional
-
Autoridades prestigiam abertura de megaexposição inédita de Sergio Camargo no DF
-
Sergio Camargo no DF: megaexposição gratuita de um dos maiores escultores do Brasil já está aberta ao público no Teatro Nacional
Na vernissage da mostra compareceram autoridades, convidados e admiradores do genial escultor, além da família de Camargo, que veio a Brasília exclusivamente para prestigiar a mostra inédita. Entre os presentes, a ex-esposa de Sergio, a ex-deputada estadual pelo Rio de Janeiro Aspásia Camargo.
Na abertura do evento, a socióloga destacou a emoção de contemplar tantas peças do artista juntas em uma grande exposição. “Este espaço é o habitat natural da obra dele. O branco de Brasília, a força da luz, tudo conspira a favor. Há uma grandeza que se soma: a da cidade, a do Teatro Nacional e a das crianças interagindo com as formas que ele criou”, comentou ao Metrópoles.

Aspásia ainda revelou que a última vez que viu tantas peças de Camargo juntas foi nos anos 1970. Ela também se mostrou tocada com a interatividade, já que algumas criações são sensoriais, a exemplo do Jogo de Xadrez que, desde a noite de abertura, fez a alegria da criançada. “Isso me emociona muito, remete ao menino que ele foi. A ideia do Marcello em criar esse cantinho das crianças, essa experiência lúdica, foi simplesmente maravilhosa.”

Exposição promovida pelo Metrópoles
O Metrópoles segue ampliando sua presença no mapa cultural do país, reforçando seu papel na promoção da moda, do esporte, da música e das artes. Agora, o movimento ganha nova escala ao ocupar um dos espaços mais simbólicos da capital: o Foyer da Sala Villa-Lobos, no monumental Teatro Nacional, onde a cidade respira arquitetura, história e criação.
A exposição, gratuita e aberta ao público a partir de 10 de dezembro, permanece em cartaz até 6 de março e devolve ao visitante a sensação de pertencimento a um centro cultural vibrante. O mesmo espaço que, recentemente, recebeu o Metrópoles Catwalk — transformando Brasília no epicentro da moda brasileira e reunindo estilistas, modelos e criadores de diversas regiões — volta a ser ativado pelo jornal para dar novo fôlego à arte e à experiência estética na cidade.
Serviço
Exposição “É Pau, é Pedra…”, de Sergio Camargo, realizada pelo Metrópoles
Visitação de 10 de dezembro a 6 de março, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional
