A saúde do coração é um tema que exige atenção diária. O órgão, responsável por bombear o sangue para todo o corpo, é diretamente influenciado pela alimentação e, dependendo do que se coloca no prato — como o excesso de sódio e uma dieta pobre em nutrientes reguladores —, os riscos podem surgir de forma silenciosa. Por outro lado, alguns alimentos, como os peixes, podem ser considerados verdadeiros “remédios naturais”.
Leia também
-
Fruta rica em potássio regula a pressão e melhora a saúde da pele
-
Exagerou na ceia? Expert ensina como aliviar a sensação de inchaço
-
Estudo diz o que comer para evitar doenças cardíacas e colesterol alto
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Sabina Donadelli reforça que, mesmo quando há acompanhamento médico especializado, as estratégias alimentares são fundamentais, especialmente quando o assunto é o controle da pressão arterial.
A alimentação tem um papel fundamental para a saúde do coração
“O que a pessoa coloca no prato todos os dias influencia o comportamento dos vasos sanguíneos, o equilíbrio de líquidos do corpo e a resposta inflamatória”, explica Sabina Donadelli.
Nutri indica três peixes poderosos para a saúde do coração
Quando se trata das proteínas benéficas para a saúde cardíaca, Sabina indica três peixes poderosos: a sardinha, o atum e o salmão. “Eles são ricos em ômega 3. O bom aporte dessa gordura favorece a ação anti-inflamatória e ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos”, destaca.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
A sardinha é um tipo de peixe muito benéfico para a saúde
Getty Images
2 de 4
O atum tem ação surpreende no controle da pressão arterial
Getty Images
3 de 4
O salmão é rico em triptofano e ômega 3
Getty Images
4 de 4
O coração é responsável por bombear sangue para todo o corpo
Embora a escolha de alguns alimentos possam auxiliar na longevidade, Sabina assegura que nenhuma estratégia funciona de forma isolada. “Uma alimentação baseada em ultraprocessados e pobre em fibras e minerais favorece a retenção de líquidos e a contração dos vasos. É preciso equilibrar todo o comportamento alimentar”, alerta Sabina Donadelli.
A expert chama atenção para a ideia de que, para blindar o coração, basta reduzir o consumo de sal. “Vale lembrar que não é apenas o sal do saleiro que importa. Muitos alimentos industrializados concentram grandes quantidades de sódio e passam despercebidos no dia a dia”, emenda a nutricionista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
