São Paulo e outras nove cidades da região metropolitana tiveram o abastecimento de água afetado nesta quarta-feira (10/12). Segundo informado pela Sabesp, o motivo foi a queda no fornecimento de energia após a tempestade e o ciclone extratropical que atingiram a região.
A Companhia afirma que a falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências.
Bairros afetados por desabastecimento nesta quarta-feira (10/12)
- Americanópolis
- Morumbi
- Parelheiros
- Parque do Carmo
- Sacomã
- Tucuruvi
- Vila Clara
- Vila Formosa
- Vila Mariana
- Vila Romana
A Sabesp afirma ainda que endereços próximos a esses bairros também podem ter sido afetados, pois os reservatórios atendem a áreas vizinhas.
Na Grande São Paulo, foram impactadas totalmente as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel e Taboão da Serra. Os municípios de Cotia, Osasco e São Bernardo do Campos foram parcialmente afetados.
Leia também
-
Cidade de São Paulo tem manhã com ventos de quase 100 km/h
-
Ventos fortes afetam voos em São Paulo e geram cancelamentos
-
Vento em SP: trabalhadores relatam enjoo e prédio balançando na Faria Lima
-
Vento derruba sinal da CazéTV e jogo mundial é transmitido por celular
Segundo a companhia de saneamento básico, a energia foi restabelecida em alguns locais, mas o abastecimento é retomado de forma gradual. “Assim que o bombeamento é retomado, a água volta a fluir pelas tubulações, reabastecendo as caixas-d’água de cada casa e edifício no caminho, por isso a recuperação é gradativa”, justifica a Sabesp.
A empresa orientou que os clientes façam consumo consciente da água até a recuperação total do sistema e afirmou que acompanha os trabalhos de restabelecimento da eletricidade.
Procurada pelo Metrópoles, a concessionária de energia Enel informou que o fornecimento foi prejudicado pelas fortes rajadas de vento desde a madrugada, além da queda de árvores.
“Ao longo do dia, 1.300 equipes da distribuidora estão mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 2,2 milhões de clientes (26% das unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital).”
