O surgimento de marcas de skincare voltadas para crianças e adolescentes reacendeu um debate acalorado nas redes sociais sobre os limites — e as necessidades reais — do autocuidado na infância. A discussão ganhou força após a atriz Shay Mitchell anunciar a Rini, marca criada ao lado da empresária Esther Song para atender crianças a partir de quatro anos. Ao mesmo tempo, a Sincerely Yours, criada pela jovem de apenas 16 anos Salish Matter, faz um sucesso estrondoso e expõe a crescente busca da geração Alpha por rotinas de beleza cada vez mais precoces.
Vem refletir!

Rini, de Shay Mitchell
Reações mistas tomaram conta da web quando foi anunciado que a atriz Shay Mitchell, mais conhecida por interpretar a personagem Emily Fields na série teen Pretty Little Liars, estava lançando uma marca de skincare infantil ao lado da empresária Esther Song. Com o propósito de nutrir, desde cedo, hábitos saudáveis de autocuidado, os produtos incluem cuidados criativos como máscaras hidratantes e com efeito calmante para a pele que passou muito tempo exposta ao sol, focados em crianças acima de quatro anos.
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Shay e Esther revelaram que a ideia de criar a Rini — que significa crianças, em coreano — surgiu após uma vivência materna recorrente e comum à vida de ambas: ter que remover pinturas faciais ou maquiagens usadas em apresentações de teatro das filhas, mas sem poder usar os mesmos produtos de sua rotina — devido aos ativos presentes nas fórmulas, que são indicados para peles maduras.


Em contato com outros pais, as empresárias perceberam que as angústias compartilhadas por elas, na verdade, reverberavam em mais famílias. A partir daí, os três principais produtos da marca foram criados: diferentes modelos de máscaras faciais, com o propósito de proteger e hidratar.


Apesar do ponto de partida da Rini ser cuidado e proteção da pele infantil, a marca de skincare recebeu uma enxurrada de críticas. “Crianças não precisam de rotinas de skincare ou confiança em seus lindos rostos e pele. É desnecessário e está almejando o lucro”, afirmou uma internauta. “A não ser que elas estejam em uma idade propensa ao surgimento de acne, crianças não precisam de mais do que um produto de limpeza facial com fórmula delicada”, apontou outra.


Sincerely Yours, de Salish Matter
A jovem norte-americana Salish Matter, de apenas 16 anos, já acumula mais de 4.7 milhões de seguidores nas redes sociais, e é dona de uma das marcas de skincare mais populares entre os joves da geração Alpha — a Sincerely Yours. Co-fundada ao lado do pai, Jordan Matter, a marca nasceu a partir da jornada da própria Salish com sua pele. A criadora de conteúdo frequentemente publicava desabafos sobre suas inseguranças e a dificuldade de encontrar produtos que funcionassem no seu tipo de pele, o que fez com que muitos jovens se identificassem, construindo uma relação de confiança e intimidade com o público.


A afinidade do público com os relatos de Salish foi tanta, que levou mais de 80 mil pessoas a um shopping em Nova Jersey, nos Estados Unidos, para celebrar o lançamento oficial da Sincerely Yours, em setembro deste ano. Os produtos criados pela jovem empreendedora esgotaram em menos de uma hora no catálogo on-line da Sephora – gigante do mercado de cosméticos de luxo.
@hey__arthur Replying to @Arthur Over 80,000 people came out to see @Salish and to try out @sincerely yours at the @American Dream !!! @Jordan Matter @Brent Rivera #salish #salishmatter #sincerelyyours ♬ original sound – Arthur
Voltada para adolescentes, a marca de Salish se destacou com sucesso entre o público alvo. Uma das estratégias de marketing que diferenciou a Sincerely Yours de outras concorrentes do mercado foi a proximidade da fundadora com os seus seguidores: a opinião deles foi considerada durante escolhas de embalagens e definição de texturas. A proposta era simples, co-criar produtos ao lado do consumidor final.



Contudo, assim como o caso da Rini, a Sincerely Yours também foi criticada pela faixa etária para a qual se promove. “Ao mesmo tempo em que estou animada por alguém estar conquistando tantas coisas, é triste que crianças tão jovens já estejam se preocupando sobre skincare“, comentou uma usuária do Instagram nos conteúdos da marca.



Skincare infantil
No fim, o embate expõe uma tensão contemporânea entre cuidado e consumo. Se por um lado é legítimo que marcas busquem soluções para demandas reais de pais e jovens, por outro, a normalização de rotinas elaboradas antes mesmo da adolescência pode reforçar inseguranças que deveriam estar longe da infância.

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