As festas de fim de ano costumam ser cheias de encontros, comemorações e muitos brindes. Em meio ao clima de alegria e agitação, algumas atitudes simples podem acabar sendo feitas sem atenção e causar acidentes, como abrir a garrafa de espumante à meia-noite.
A rolha pode ser lançada com força e atingir o rosto de quem está por perto, principalmente nos olhos. Nessa época do ano, os serviços de emergência registram aumento de traumas oculares causados durante as comemorações.
Leia também
-
“Faxina de fim de ano” pode beneficiar sua saúde mental. Entenda
-
Quem definiu o dia 31 como fim do ano? Entenda a escolha histórica
-
Gastrite aumenta no fim do ano? Gastros explicam o que acontece
-
Hemocentro alerta para estoque de sangue e agenda doação de fim de ano
Por que as rolhas causam tantos acidentes nas festas
A rolha de espumante pode até parecer inofensiva, mas sai da garrafa com muita força. Isso acontece por causa da pressão interna da bebida, que empurra a rolha para fora assim que ela é liberada, muitas vezes de forma inesperada.
Ao atingir o rosto, esse lançamento pode causar de machucados leves até ferimentos mais graves nos olhos. Entre os problemas mais comuns estão sangramentos, cortes e danos na retina, a estrutura fundamental para a visão. A gravidade da lesão depende, principalmente, da área atingida.
O risco aumenta durante as festas de fim de ano, quando a atenção costuma ficar dividida. O consumo de bebida alcoólica, a empolgação do momento e a pouca iluminação dificultam perceber quem está ao redor no momento da abrir a garrafa.
“Crianças, idosos e pessoas que estão próximas ao local onde a garrafa é aberta fazem parte do grupo mais vulnerável”, afirma a oftalmologista Stefânia Diniz, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Sintomas que não devem ser ignorados
Especialistas ouvidos pelo Metrópoles listaram alguns sinais que indicam a necessidade de atendimento médico imediato depois de um trauma ocular. Dentre eles, destacam-se:
- Dor intensa.
- Olho avermelhado.
- Dificuldade para enxergar.
- Sensibilidade à luz.
- Perda repentina da visão.
A recomendação geral dos médicos é evitar coçar os olhos ou aplicar qualquer tipo de colírio sem orientação, já que medidas caseiras podem agravar o quadro e atrasar o tratamento adequado, reduzindo as chances de recuperação.
“Evitar coçar o olho nesses casos é essencial, porque a atitude pode machucar a córnea e até deformá-la. Caso exista sintomas que não vão embora, busque um pronto socorro de imediato”, orienta a oftalmologista Juliana Lasneaux, do Hospital de Olhos, em Brasília.
Por que os olhos são tão vulneráveis a esse tipo de acidente
Os olhos não têm uma proteção rígida capaz de absorver batidas fortes. Por isso, quando algo atinge essa região, o risco de ferimento é maior do que em outras partes do rosto.
Em situações inesperadas, como a abertura de uma garrafa durante uma festa, quase não há tempo para reagir. O movimento acontece rápido e o reflexo de fechar os olhos nem sempre consegue evitar a lesão.
Mesmo machucados que parecem leves podem atingir áreas importantes para a visão. Por esse motivo, qualquer trauma nos olhos precisa de atenção, principalmente em períodos de festas, quando esse tipo de acidente se torna mais comum.
Alguns cuidados ajudam a evitar lesões
Grande parte dos acidentes podem ser evitados com atitudes básicas na hora de abrir a garrafa. O primeiro cuidado é apontar o gargalo sempre para longe do próprio rosto e das pessoas ao redor. Outra dica importante é manter o polegar apoiado sobre a rolha enquanto o arame é retirado, o que ajuda a evitar que ela saia de forma repentina.
Girar a garrafa, e não a rolha, também dá mais controle durante a abertura. Usar um pano ou guardanapo sobre o topo da garrafa é mais uma forma simples de reduzir o risco. Além disso, as crianças não devem manusear espumantes, nem mesmo antes da abertura.
Segurança também faz parte da comemoração
Brindar faz parte das celebrações, mas não precisa virar motivo de preocupação. Com um pouco de atenção, a abertura da garrafa pode ser feita de forma segura. Esses cuidados ajudam a evitar acidentes e garantem que a festa termine bem, sem sustos ou ferimentos.
