Portal Estado do Acre Notícias

Flamengo domina e Corinthians surpreende: o 2025 dos times da Série A

flamengo-domina-e-corinthians-surpreende:-o-2025-dos-times-da-serie-a

Flamengo domina e Corinthians surpreende: o 2025 dos times da Série A

A temporada de 2025 do futebol brasileiro chegou ao fim nesse domingo (22/12) com a conquista do Corinthians na Copa do Brasil, ao bater o Vasco na decisão. O ano ainda foi marcado pela campanha do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes, o domínio do Flamengo no futebol brasileiro e na América do Sul, além da fuga do rebaixamento de equipes grandes.

8 imagensFechar modal.1 de 8

Alamy Live News2 de 8

Buda Mendes/Getty Images3 de 8

Wagner Meier/Getty Images4 de 8

Rafael Rodrigues/EC Bahia5 de 8

Vasco x Vitória – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Wagner Meier/Getty Images6 de 8

Wagner Meier/Getty Images7 de 8

Raniele abriu o placar do jogo para o Corinthians

Alexandre Schneider/Getty Images8 de 8

Sport x Flamengo pela Série A do Brasileirão

Paulo Paiva/Sport

Como foi a temporada das equipes brasileiras?

Flamengo

O ano começou bem para o Flamengo. A equipe Rubro-Negra venceu o Campeonato Carioca ao derrotar o Fluminense. Sob o comando de Filipe Luís, o clube disputou a Copa do Mundo de Clubes, onde venceu o Chelsea por 3 x 1 na fase de grupos, mas caiu nas oitavas para o Bayern de Munique.

O time carioca faturou ainda o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores, em grandes disputas diretas contra o Palmeiras. Na Copa Intercontinental, o Flamengo superou o Cruz Azul, do México e o Pyramids, do Egito. Contudo, perdeu a decisão para o PSG, nos pênaltis.

Palmeiras

O Palmeiras encerrou a temporada sem títulos. Os comandados de Abel Ferreira amargaram o vice-campeonato do Paulistão para o rival Corinthians, além do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores para o Flamengo.

Na Copa do Mundo de Clubes, o Verdão caiu nas quartas de final para o Chelsea, ao ser derrotado por 2 x 1.

Cruzeiro

A temporada do Cruzeiro começou ruim. A equipe não conseguiu um lugar na final do Campeonato Mineiro e caiu na fase de grupos da Copa Sul-Americana. No entanto, o desempenho do time azul-celeste melhorou ao chegar na semifinal da Copa do Brasil e terminar em 3º lugar no Campeonato Brasileiro.

Leia também

Mirassol

A inédita temporada como clube de elite do futebol brasileiro começou para o Mirassol com uma ida às quartas do Campeonato Paulista, quando foi eliminado pelo Corinthians.

No Brasileirão, o Leão Caipira fez excelente campanha e surpreendeu ao conquistar um 4º lugar, com 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas. A posição garantiu ao clube uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.

Fluminense

O Fluminense ficou com o vice-campeonato carioca ao perder a final para o Flamengo e foi eliminado pelo Vasco na semifinal da Copa do Brasil. No cenário continental, caiu nas quartas de final da Copa Sul-Americana diante do Lanús.

No Campeonato Brasileiro, o Tricolor teve campanha consistente e encerrou a temporada na 5ª colocação. O grande destaque da equipe na temporada foi a ida até a semifinal da Copa do Mundo de Clubes. O Flu garantiu vitórias emblemáticas contra Inter de Milão e Borussia Dortmund, mas caiu diante do Chelsea, que se sagrou campeão.

Botafogo

O Botafogo teve início irregular e terminou o Campeonato Carioca apenas na 9ª posição. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Vasco, e na Libertadores caiu diante da LDU.

No Mundial de Clubes, chegou a vencer o PSG, mas foi eliminado pelo Palmeiras nas oitavas. No Brasileirão, manteve regularidade e fechou o ano em 6º lugar.

Bahia

O Bahia viveu uma temporada positiva no futebol nacional. O clube conquistou o Campeonato Baiano e o título da Copa do Nordeste.

Nas competições continentais, caiu na fase de grupos da Libertadores e no mata-mata da Sul-Americana. No Brasileirão, terminou na 7ª colocação, com bom desempenho nos jogos em casa.

São Paulo

O São Paulo caiu na semifinal do Paulistão e foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil. Na Libertadores, chegou até as quartas de final.

A temporada ficou marcada por problemas internos com a diretoria e resultados negativos, como a goleada por 6 x 0 sofrida para o Fluminense.

Grêmio

O Grêmio começou o ano como vice-campeão gaúcho e caiu na terceira fase da Copa do Brasil. Na Sul-Americana, foi eliminado no mata-mata.

No Brasileirão, teve início ruim, mas reagiu no segundo turno e terminou a competição entre os 10 primeiros colocados.

Red Bull Bragantino

O Bragantino caiu nas quartas do Paulistão e nas oitavas da Copa do Brasil. No Brasileirão, começou forte, perdeu rendimento no meio da competição, mas se recuperou na reta final. A equipe encerrou a temporada na 10ª colocação.

Atlético-MG

O Atlético-MG conquistou o Campeonato Mineiro e caiu nas quartas da Copa do Brasil. Na Copa Sul-Americana, chegou à final, mas ficou com o vice-campeonato após derrota nos pênaltis para o Lanús.

No Brasileirão, teve desempenho abaixo do esperado e lutou contra o rebaixamento até as rodadas finais, mas conseguiu finalizar bem, com uma vitória de 5 x 0 contra o Vasco e a 11ª colocação.

Santos

O Santos caiu na semifinal do Campeonato Paulista e na terceira fase da Copa do Brasil. O retorno de Neymar, em fevereiro, foi o principal destaque do ano aquém do esperado pelo torcedor.

No Brasileirão, o Peixe brigou contra o rebaixamento até a última rodada, mas venceu e escapou do Z-4, garantido ainda uma vaga na Sul-Americana após encerrar o torneio na 12ª posição.

Corinthians

O Corinthians teve um ano de recuperação. Conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, encerrando a temporada com dois títulos.

No Brasileirão, começou mal, chegou a ser cotado para o rebaixamento, mas reagiu e terminou na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Vasco

O Vasco caiu na semifinal do Campeonato Carioca e ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil. Na Sul-Americana, foi eliminado no mata-mata.

A chegada de Fernando Diniz foi decisiva para reorganizar a equipe, que terminou o Brasileirão com a classificação para a Sul-Americana, na 14ª posição.

Vitória

O Vitória foi vice-campeão baiano e caiu na segunda fase da Copa do Brasil. Também foi eliminado nas quartas da Copa do Nordeste e na fase de grupos da Sul-Americana. No Brasileirão, garantiu a permanência na Série A apenas na última rodada.

Internacional

O Internacional conquistou o Campeonato Gaúcho, mas caiu nas oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, lutou contra o rebaixamento durante boa parte do campeonato e se salvou apenas na rodada final, após a chegada de Abel Braga apenas para os dois últimos jogos do ano.

Com apenas 44 pontos conquistados, o Colorado terminou o torneio na 16ª colocação, a última antes do Z-4, e dependeu de outros resultados para se safar do rebaixamento.

Ceará

O Ceará conquistou o Campeonato Cearense, mas teve uma temporada negativa. Foi eliminado na semifinal da Copa do Nordeste e na terceira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, o time acabou rebaixado na última rodada, após derrota para o Palmeiras.

Fortaleza

O Fortaleza foi vice-campeão cearense e caiu nas oitavas da Libertadores, na terceira fase da Copa do Brasil e nas quartas da Copa do Nordeste. No Brasileirão, brigou contra a queda e foi rebaixado na rodada final.

Juventude

O Juventude caiu na semifinal do Campeonato Gaúcho e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, teve início muito ruim, esboçou reação, mas não conseguiu escapar do rebaixamento.

Sport

O Sport conquistou o Campeonato Pernambucano, mas teve desempenho muito fraco no restante do ano. Caiu nas quartas da Copa do Nordeste e na primeira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, venceu apenas duas partidas e terminou rebaixado, na lanterna da tabela.

Sair da versão mobile