MAIS

    Foguete sul-coreano será lançado do Brasil ainda este ano; veja data

    Por

    O Brasil será palco do lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano na próxima semana. A janela de lançamento da Operação Spaceward, conduzida pelas Força Aérea Brasileira (FAB), no Centro de Lançamento de Alcântara (CL), no Maranhão, foi ajustada para o período entre 17 a 22 de dezembro.

    Leia também

    Confira como é o foguete:

    Imagem coloridaImagem colorida

    O lançamento do foguete aconteceria em 22 de novembro, mas foi adiado.

    De acordo com a FAB, o objetivo da operação é colocar em órbita o foguete sul-coreano, desenvolvido pela Innospace. Os procedimentos, que antecedem o lançamento de um foguete, começam dias antes do acionamento do motor.

    A cronologia que levará o HANBIT-Nano ao espaço obedece a uma sequência rigorosa, coordenada pela FAB em parceria com a desenvolvedora do veículo espacial. Da checagem de sistemas à decisão final de autorizar o voo, cada marco é acompanhado e executado por equipes técnicas especializadas que atuam em sincronização absoluta.

    Realizada pela FAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Operação Spaceward marca o primeiro lançamento comercial a partir do território nacional e insere o Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo caminho para novos investimentos e oportunidades no setor.

    Foguete sul-coreano será lançado do Brasil ainda este ano; veja data - destaque galeria4 imagensOperação da FAB com empresa sul-coreanaFoguete sul-coreano no BrasilFoguete na plataformaFechar modal.MetrópolesOperação da FAB junto com empresa sul-coreana1 de 4

    Operação da FAB junto com empresa sul-coreana

    Foto cedida pela INNOSPACEOperação da FAB com empresa sul-coreana2 de 4

    Operação da FAB com empresa sul-coreana

    Foto cedida pela INNOSPACEFoguete sul-coreano no Brasil3 de 4

    Foguete sul-coreano no Brasil

    Foto cedida pela INNOSPACEFoguete na plataforma4 de 4

    Foguete na plataforma

    Foto cedida pela INNOSPACE

    A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.