A polêmica entre Francisco Bosco e Alice Carvalho ganhou mais um desdobramento nesta quarta-feira (10/12). Depois de apagar o vídeo em que citava a atriz diretamente (chamando-a de “excelente atriz” e, ao mesmo tempo, “sempre agressiva”) o filósofo e apresentador do “Papo de Segunda”, do GNT, voltou às redes sociais para se posicionar novamente.
Desta vez, em texto longo, dividido por tópicos, Bosco disse que daria sua “última palavra” sobre o caso antes de “entrar de férias dessa rede por um bom tempo”.
O novo pronunciamento retoma todo o episódio que começou após a entrevista de Bosco à Veja São Paulo. Na chamada, ele afirmava que “há uma confusão entre a crítica ao machismo e a crítica aos homens”, o que desencadeou uma onda de críticas. Bosco havia publicado um vídeo para explicar o contexto da entrevista e, no meio da fala, mencionou a atriz Alice Carvalho, a quem atribuiu o comentário “só falou bosta”. Agora, com o vídeo apagado, a resposta do apresentador vira texto.
Bosco abriu a nova manifestação dizendo que sua entrevista foi feita antes da série de protestos contra feminicídio que tomou as ruas nos últimos dias. Ele afirmou: “Sempre me solidarizei com as mulheres contra isso (é incrível ter que escrever isso)… A lógica do clickbait prevaleceu e deram uma manchete que foi como jogar um pedaço de carne sangrando em alto mar. Não tenho controle sobre isso.”
Ele completa dizendo que não é “do feitio” dele ser ofensivo, a não ser em reação a ataques. Mesmo depois da repercussão negativa, Bosco sustentou que não havia nada na entrevista que justificasse o volume de críticas que recebeu. Segundo ele, o que está acontecendo é de “outra ordem”.
O apresentador então argumentou que está sendo alvo do que chama de punição por opinião
“Cometi esse novo crime, que caracteriza a lógica de certos grupos, chamado ‘delito de opinião’.”
Francisco Bosco afirmou que não pretende se curvar a críticas que ele considera agressivas.
“Quem considera que eu, por ser homem, branco etc., devo me ajoelhar diante de pessoas que me xingam… é meu adversário político e tem meu mais profundo desprezo como sujeito moral.”
O desfecho da publicação segue no mesmo tom: “O que está acontecendo é da ordem do ódio, da covardia e portanto é vil até do ponto de vista da moral mais elementar. De minha parte, seguirei argumentando, democraticamente.” Com isso, o apresentador encerrou o texto dizendo que se afastará das redes.
Do outro lado, Alice Carvalho foi procurada por este colunista do Metrópoles e informou que não vai se pronunciar sobre a polêmica.
