O Jornal Nacional acabou cometendo uma gafe nessa sexta-feira (26/12) ao apresentar uma reportagem sobre a onda de calor que atinge diversas regiões do país.
O equívoco ocorreu na identificação de um dos estados citados na matéria, exibida com apoio de um mapa ilustrativo.
Leia também
-
A rotina de William Bonner fora das bancadas do Jornal Nacional
-
Bonner fala em “aprendizado” em primeiro dia fora do Jornal Nacional
-
William Bonner expõe quebra de “ritual” após deixar o Jornal Nacional
-
Veja o último boa noite de William Bonner no Jornal Nacional
O que aconteceu
A reportagem tratava das altas temperaturas registradas em oito estados brasileiros. Na imagem apresentada ao público, uma mancha em tom vermelho destacava Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, todos identificados por siglas oficiais.
No entanto, ao representar o Paraná, a arte exibida pelo telejornal trouxe a sigla PA, correspondente ao estado do Pará, localizado na região Norte do Brasil. A abreviação correta para o Paraná seria PR, o que caracterizou o deslize gráfico durante a exibição da reportagem.
Veja a foto
Equipe do jornalístico confundiu siglas de estados
Reprodução/TV Globo.
Jornal Nacional
Heraldo Pereira e Ana Paula Araújo.
Reprodução/TV Globo.
Repercussão
A falha rapidamente foi percebida por telespectadores e repercutiu nas redes sociais. Comentários ironizando o erro passaram a circular logo após o momento ser exibido ao vivo.
“Acho que alguém está precisando ir para as aulas de geografia. Ali não seria Paraná (PR) invés de Pará (PA)?”, escreveu um internauta na plataforma X, antigo Twitter. Outro usuário também comentou de forma bem-humorada: “Não sabia que o Pará (PA) ficava no sul”.
