A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou, nesta quarta-feira (17/12) a condução da liderança do governo no Senado após a Casa aprovar o PL da Dosimetria e diz ter sido um “erro lamentável”. O projeto, que reduz penas para pessoas condenadas pelos atos do 8 de Janeiro e para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seguirá para a análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em uma publicação no X, Gleisi afirma que a condução da liderança contrariou a orientação do governo, que se posicionou contrário à proposta desde o ínicio da discussão. Segundo a ministra, a aprovação é “um desrespeito à decisão do STF e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia”.
Leia também
-
Nikolas reage à aprovação do PL da Dosimetria: “Justiça tem pressa”
-
Líder do PT planeja acionar STF e adianta reação de Lula à dosimetria
-
Senado aprova cortes em benefícios fiscais e garante Orçamento em 2025
-
PL da Dosimetria: veja como votaram os parlamentares do DF
A redução das penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas, aprovada agora à noite no Senado, é um desrespeito à decisão do STF e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia. A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 18, 2025
A ministra também reforçou que Lula vetará o projeto e que os “condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes”.
