Está oficialmente aberta a temporada de premiações! Na última segunda-feira (1º/12), o Gotham Awards, considerado o “Oscar indie”, inaugurou oficialmente a temporada 2025-2026 em Nova York, destacando os filmes e talentos que estão moldando a conversa cultural do momento. Como sempre, a cerimônia que celebra o cinema independente foi marcada por irreverência, discursos inflamados e uma celebração do cinema feito com todos os tipos de orçamento.

Brasileiros saem de mãos vazias em noite dominada pelo cinema iraniano
O Brasil esteve representado por Wagner Moura e pelo filme O Agente Secreto, ambos entre os indicados deste ano. Mas, apesar das expectativas, nenhum dos nomes brasileiros levou prêmio para casa.
Leia também
-
O Agente Secreto é indicado ao Critics Choice Awards. Veja lista
-
Wagner Moura viraliza ao apresentar prêmio no Gotham Awards
-
Governors Awards 2025 celebra ícones do cinema em noite emocionante
-
Globo de Ouro: O Agente Secreto é indicado em Melhor Filme de Drama
Já o circuito internacional viu um protagonista claro: Foi Apenas um Acidente, dirigido por Jafar Panahi, que conquistou três dos troféus mais importantes — Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção.

Enquanto isso, o filme mais indicado da noite, Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, venceu “apenas” a categoria de Melhor Filme, apesar de suas seis nomeações. Paul Thomas Anderson subiu ao palco literalmente pulando de alegria. Abraçando o troféu como um bebê, declarou:
“Você precisa de um bom elenco para um bom filme, e eu tive um elenco ótimo.” Ele encerrou sua aparição com romance: “Há 24 anos, nesse mesmo dia, conheci uma mulher que me tornou um cineasta melhor. Feliz aniversário, Maya.”
“Dane-se Inteligência Artificial”
Guillermo del Toro incendiou o salão do Cipriani Wall Street ao declarar: “Dane-se IA. Nosso filme foi feito por humanos, para humanos.”
Recebendo o Vanguard Tribute ao lado de Oscar Isaac e Jacob Elordi por Frankenstein, o diretor relembrou que esperou 50 anos para realizar esse projeto de infância.
“Somos um guatemalteco, um mexicano e um australiano, três imigrantes fazendo acontecer”, brincou Oscar Isaac, protagonista do longa.

O impacto de Jafar Panahi
No mesmo dia, a notícia de que Panahi seria condenado a um ano de prisão e a dois anos de restrição de viagem deu novo peso à vitória do cineasta iraniano. Filmado em segredo, Foi Apenas um Acidente dominou a noite, e Panahi, por meio de um intérprete, dedicou seus prêmios a todos os realizadores independentes que “mantêm a câmera ligada apenas pela fé na humanidade e na narrativa”. O cineasta e roteirista foi condenado pelo Irã por “atividades de propaganda” contra a nação.

Reencontros, novas vozes e risadas
Amanda Seyfried e Stellan Skarsgård, colegas de Mamma Mia, reuniram-se para entregar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado a Harry Lighton por Pillion. “Acabei de chegar há dois minutos. Obrigado à A24 por remarcar meu voo”, brincou o diretor.
Akinola Davies Jr. levou o prêmio de Diretor Revelação por My Father’s Shadow, celebrando a conquista com seu tradicional boné dos Yankees. Ele agradeceu ao irmão e coautor Wale, e voltou ao palco depois para receber, em nome de Sopé Dìrísù, o prêmio de Melhor Atuação Protagonista.
Entre massas trufadas e cortes de carne suculentos, Adam Sandler fez a plateia gargalhar:
“Lembro quando isso era para filmes de baixo orçamento. Esse novo Gotham está ótimo!” Ele e Emily Mortimer homenagearam Noah Baumbach com o Director Tribute.



Jennifer Lawrence e Kate Hudson
Getty Images
Paul Rudd
Getty Images
Andrew Scott e Ethan Hawke
Getty Images
Jayme Lawson, Francine Maisler, Lola Kirke, Michael B. Jordan, Li Jun Li, Miles Caton e Yao
Getty Images
Kate Hudson e Hugh Jackman
Getty Images
A força do cinema, destaques de atuação e tributo musical
Scott Cooper e Jeremy Allen White receberam o Cultural Icon Tribute por Springsteen: Deliver Me from Nowhere, apresentados por Stevie Van Zandt.
“Bruce nos permitiu vê-lo em sua forma mais humana”, disse White. “Contar a verdade sobre quem você é, isso sim é ser icônico.”
Tessa Thompson voltou ao palco para receber o Spotlight Tribute, 10 anos após ganhar o prêmio de Revelação. Logo depois, Michael B. Jordan e Ryan Coogler homenagearam o elenco de Sinners, vencedor do Ensemble Tribute. Wunmi Mosaku ainda levou o prêmio de Melhor Atuação Coadjuvante.
Kate Hudson e Hugh Jackman inauguraram o Musical Tribute por Song Sung Blue, entrando no palco ao som de Sweet Caroline. “A música sempre narrou a minha vida”, disse Hudson.



Luca Guadagnino and Julia Roberts
Getty Images
2025 Gotham Awards
Getty Images
Julia Roberts e Luca Guadagnino
Getty Images
Kristen Stewart e Elle Fanning
Getty Images
Paul Thomas Anderson
Getty Images
Julia Roberts e Luca Guadagnino receberam o Visionary Tribute, apresentados por Paul Rudd.
“Vou ser o intérprete do Luca”, brincou Julia antes de soltar frases em italiano impecável. Depois, concluiu: “O cinema independente é a fita e a cola que mantêm tudo unido em um mundo que parece desmoronar.”
Tapete vermelho
Jackman chegou acompanhado da namorada, Sutton Foster, em rara aparição conjunta. Mas ninguém atraiu mais flashes do que A$AP Rocky e Rihanna.
Teyana Taylor, Jessie Buckley, Tessa Thompson, Jennifer Lawrence, Eva Victor, Zoey Deutch, Elle Fanning e Kristen Stewart completaram um dos tapetes vermelhos mais fortes da temporada.
Confira as fotos abaixo:
























Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.






