MAIS

    “Governança criminosa”: grupo impõe regras e intimida comunidade em MG

    Por

    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nessa terça-feira (23/12), uma ação integrada com a Polícia Militar para desarticular um grupo criminoso suspeito de estabelecer uma estrutura conhecida como governança criminosa  no bairro Conferência Cristo Rei, em Montes Claros (MG).

    “As investigações identificaram indícios de que esses grupos buscavam impor regras próprias à comunidade, por meio de intimidação e controle de atividades ilícitas”, explicou o delegado Diego Flávio Carvalho, coordenador da ação policial.

    Leia também

    Ao todo, foram cumpridas cinco ordens de busca e apreensão. “O cumprimento dos mandados é fundamental para enfraquecer essa estrutura e restabelecer a autoridade do Estado”, completou o delegado.

    Apreensões

    Os trabalhos policiais foram direcionados a locais identificados como estratégicos para a sustentação financeira e operacional das atividades ilícitas.

    Entre os pontos estão uma adega, que, conforme apurado, seria utilizada para ocultar e dissimular recursos provenientes do tráfico de drogas.

    Durante as buscas no estabelecimento, foi apreendida uma quantia superior a R$ 9 mil em cédulas de diferentes valores, o que, segundo os investigadores, é compatível com intensa movimentação relacionada com o comércio de entorpecentes e práticas voltadas à ocultação da origem ilícita dos recursos.

    As investigações prosseguem com o objetivo de identificar demais envolvidos, bem como apurar a extensão da atuação criminosa na região e possíveis conexões com outros grupos.

    A operação contou com a participação de mais de 20 policiais civis e militares, além do apoio da equipe das Rondas Ostensivas com Cães (Rocca) da PMMG.