O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), afirmou, nesta quinta-feira (18/12), que o governo pretende alcançar a marca de 20 milhões fora da pobreza no Brasil ainda em 2025. A declaração foi feita em entrevista ao Acorda Metrópoles. Segundo o chefe da pasta, desde 2023, pelo menos 14 milhões já saíram da pobreza no Brasil, com políticas públicas como o Cadastro Único. O saldo foi obtido em dois anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Acompanhe:
“Quando a gente tira 14 milhões de pessoas da pobreza, acho que vamos alcançar 20 milhões neste ano, mais de 2 milhões de famílias que estavam no Cadastro Único saindo da pobreza. Quando sai da pobreza, não sai do cadastro. Se lá na frente perder o emprego, não volta para a pobreza, não volta para a fome, volta para o Bolsa Família.”
Leia também
-
Brasil que Alimenta: a estratégia que tirou o Brasil do mapa da fome
-
Apesar de saída do Mapa da Fome, trabalho continua, diz ministro
-
Apesar de sair do Mapa da Fome, Brasil enfrenta insegurança alimentar
-
O pedido de Lula a um ministro sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome
Em 2023, eram 26,1 milhões de domicílios em situação de extrema pobreza. Já em julho deste ano, o número caiu para 19,56 milhões em julho de 2025. Ou seja, houve uma queda de pelo menos 25% no número de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
Os números revelam que 6,55 milhões de famílias aumentaram o patamar de renda no Brasil acima de R$ 218 mensais por pessoa no período. Se for considerado o número de indivíduos, 14,17 milhões de pessoas melhoraram de vida, explica o chefe do Desenvolvimento Social.
