Feijão-carioca, jalo, preto e rosinha. Nenhum deles se destaque tanto quanto o feijão-de-corda quando o assunto é saúde arterial e cardiovascular. Também conhecido como feijão-caupi, é rico em nutrientes que favorecem a absorção lenta da glicose e o controle da pressão arterial.
Leia também
-
Feijão, aveia e mais: 5 grãos acessíveis que “sugam” açúcar do sangue
-
Arroz e feijão na dieta: conheça benefícios para quem pratica esportes
-
Feijão, lentilha ou grão-de-bico: qual opção tem mais proteína?
-
Feijão: conheça os tipos, benefícios e como usá-los no dia a dia
De acordo com a chef de cozinha e nutricionista Luciana Marchetti, o feijão-de-corda ostenta uma grande quantidade de fibras, proteínas, carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e potássio, o que garante benefícios para diversas áreas do organismo.
“É rico em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a reduzir o colesterol e controlar a absorção da glicose e antioxidantes que combatem inflamações”, explica a nutricionista da São Judas ao Metrópoles.
O alimento também tem baixo índice glicêmico, favorecendo a absorção lenta da glicose e evitando picos glicêmicos. As proteínas ajudam no processo, retardando a digestão dos carboidratos.
A cenoura é um alimento rico em fibras
Getty Images2 de 5
Vegetais crucíferos, como o brócolis, contam com muitos nutrientes, além da presença de fibras
Getty Images3 de 5
Essa fibra costuma ser novidade para iniciantes no mundo fitness
Getty Images4 de 5
Além de ser um ótimo alimento para o ganho de massa magra e rica em fibras, a quinoa ainda é livre de açúcar, glúten e colesterol
Getty Images 5 de 5
Comum na dieta brasileira, assim como o feijão, o arroz integral é uma boa opção para aumentar a ingestão de fibras
Getty Images
Luciana, entretanto, alerta: “As fibras insolúveis presentes na casca do feijão podem causar acúmulo de gases em algumas pessoas. Recomendo que o alimento seja passado na peneira antes de ser consumido.”
Como servir o poderoso grão que ajuda a controlar o colesterol
Além da forma tradicional, o feijão-de-corda pode ser servido em saladas, sopas, refogados, purês e hambúrgueres, sendo uma excelente opção para receitas veganas e vegetarianas.
