A greve dos motoristas rodoviários do Espírito Santo, prevista para começar nesta terça-feira (9/12), foi adiada até a próxima quinta-feira (11/12). Os rodoviários rejeitaram a proposta das empresas, de reajuste de 5% e redução da jornada em 10 minutos, por unânimidade, mas atenderam ao pedido de prorrogação feito pelo governo do estado.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Sindirodoviários.es (@sindirodoviarios.es)
“Pode vaiar, isso aqui é uma vergonha,” bradou do alto do palanque na assembleia o presidente do Sindirodoviários-ES, Marquinhos Jiló
Segundo Jiló, a proposta apresentada não corresponde ao esforço diário de quem mantém a cidade funcionando.
“Mesmo assim, assumimos a postura que uma liderança responsável deve ter: manter a porta do diálogo aberta quando há possibilidade real de avanço. Por isso, diante da convocação do governo do Estado, a categoria decidiu adiar o início da greve apenas para ouvir a nova proposta. O recado permanece firme: sem valorização verdadeira, a paralisação começa na quinta e por tempo indeterminado”.
Ver essa foto no Instagram
A categoria ainda faz questão de reiterar que está em estado de greve e divulgou uma nova agenda de mobilização. Nesta quarta-feira (10/12) haverá novas assembleias gerais. As reuniões acontecerão no Campo do Caxias, às 9h30 e às 15h30.
Já a quinta-feira (11/12) é tida como a data limite para as empresas de transporte coletivo enviarem uma “proposta digna”, se não a greve terá início.
