A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) emitiu o balanço do estoque de sangue neste fim de ano e todos as tipagens sanguíneas com fator Rh negativo (O-, AB-, A- e B-) constam com um nível baixo de estoque.
Por isso, a instituição reforça o pedido de doação de sangue, a fim de que evite-se entrar em nível crítico.
Além disso, a FHB ressalta o pedido, principalmente para aqueles com sangue O-, visto que este tipo sanguíneo é considerado universal e pode ser usado em qualquer paciente em situações de emergência, como transfusões neonatais e cirurgias de alto risco.
Para evitar filas e espera, os doadores deverão agendar a doação pelo site Agenda DF, clicando aqui, ou pelo telefone 160, opção 2.
O que precisa para ser um doador
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar acima de 51 kg e estar saudável;
- Aqueles que passaram recentemente por cirurgia e exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
- Doadores que tiveram gripe, Covid-19 ou dengue recentemente, precisam respeitar os prazos de inaptidão temporária antes de se candidatar a doação;
- Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
Leia também
-
Livro infantil sobre doação de órgãos é lançado em Planaltina (DF)
-
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
-
União Europeia oficializa doação de R$ 124 milhões ao Fundo Amazônia
Horário de funcionamento em fim de ano
Durante a última a semana do ano, a instituição seguirá funcionando de segunda a sábado para que sejam realizadas as doações. Apenas na quinta-feira (1°/1) a unidade estará fechada.
O horário de funcionamento será das 7h às 18h, na segunda (29/12), terça (30/12) e sábado (3/1).
Já na quarta (31) e sexta (2/1), o atendimento será com horário reduzido das 7h às 12h.
A instituição segue funcionando neste sábado (27/12) até às 18h e também não funcionará neste domingo (28/12).
