Portal Estado do Acre Notícias

Homem joga artefato explosivo contra espaço de umbanda em São Paulo

homem-joga-artefato-explosivo-contra-espaco-de-umbanda-em-sao-paulo

Homem joga artefato explosivo contra espaço de umbanda em São Paulo

Um homem jogou um artefato explosivo contra um espaço de umbanda em Bauru, no interior de São Paulo, na manhã da última quarta-feira (3/12). No local funciona um terreiro e um centro educacional, de onde foi possível ouvir um estrondo. Duas mulheres presenciaram o atentado, mas ninguém se feriu.

Câmeras de segurança registraram a ação. Veja:

O imóvel, localizado na rua Albuquerque Lins, abriga tanto o terreiro Instituto Cultural de Aruanda quanto o centro educacional Umbanda EAD, que são interligados e fazem parte do mesmo espaço religioso.

“Portanto, o ataque não foi dirigido a uma empresa comum. Acreditamos que essa pessoa nem sabia que aqui também funciona o escritório da Umbanda EAD. Acho que foi um ato contra uma instituição de umbanda e contra o espaço sagrado do nosso terreiro”, disse a representante da organização.

Racismo religioso

Segundo uma porta-voz da Umbanda EAD, empresa alvo do ataque, o artefato foi lançado diretamente contra a porta de vidro de entrada, onde está exposto, em destaque, o nome da organização.

“É importante esclarecer que, por conter a palavra ‘Umbanda’ na fachada, é comum que pessoas deixem oferendas no local, façam registros em foto e vídeo e, infelizmente, também já tivemos casos de agressões verbais. Acreditamos que foi justamente a identificação religiosa na fachada que motivou a ação do agressor”, afirmou a porta-voz.

Segundo a porta-voz, “toda a equipe está assustada com o ocorrido”. A organização atribuiu a ação a um ato de racismo religioso.

“Racismo religioso descreve a violência, discriminação e criminalização direcionadas às religiões de matriz africana, contexto que este ataque claramente se enquadra. Racismo é crime inafiançável e imprescritível, no qual esse ato que aconteceu ontem se enquadra”, destacou o Umbanda EAD.

Leia também

Polícia investiga

Representantes da Umbanda EAD registraram um boletim de ocorrência após o ocorrido. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru investiga o caso.

“O suspeito já foi identificado e a equipe da unidade trabalha para localizá-lo e esclarecer todas as circunstâncias do fato. A ocorrência foi registrada como dano na Delegacia Eletrônica”, informou a pasta.

Sair da versão mobile