Portal Estado do Acre Notícias

Ibaneis promete regularização de áreas rurais do DF até 2026

ibaneis-promete-regularizacao-de-areas-rurais-do-df-ate-2026

Ibaneis promete regularização de áreas rurais do DF até 2026

O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha (MDB), prometeu concluir a regularização de todas as áreas rurais até o final de 2026. O chefe do Executivo fez a declaração durante encontro com empresários nesta quarta-feira (3/12).

Segundo ele, o Governo do DF (GDF) montou uma estrutura específica para viabilizar e acelerar a regularização fundiária do campo.

A Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) foi responsável pelo levantamento de dados e pelo censo das áreas rurais, o que permitiu, em cerca de um ano, a entrega de 1,8 mil escrituras a proprietários dessas regiões.

“Na criação dessa empresa da ETR, eu disse que ela tinha prazo de validade e o prazo de validade dela era para ser o mais rápido possível, para que todas as famílias que residem nas áreas rurais do Distrito Federal tenham as suas escrituras”, afirmou Ibaneis.

O governador participou da abertura do 5º Brasília Summi, organizado pelo Lide.

Leia também

Ibaneis destacou que a participação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no processo permitiu a criação de uma legislação “segura” para que a regularização seja possível.

“Nós reunimos uma equipe bastante preparada. Preparamos uma legislação bastante moderna e fácil de ser acessada tanto pelos pequenos quanto pelos grandes produtores”, disse.

Ele acrescentou que, com a documentação em mãos, a maioria dos agricultores já consegue financiar máquinas, equipamentos e ampliar a produção. A intenção, segundo ele, é encerrar esse processo “o mais rápido possível dando paz no campo”.

De acordo com o governador, o DF tem um imenso potencial rural. O emedebista lembrou que as feiras rurais movimentam milhões de reais, uma delas gerou R$ 4 bilhões.

Além da regularização, o GDF também lançou outros projetos de apoio à produção do campo, a exemplo das rotas de produtos, como é o caso do queijo.

Sair da versão mobile