Um jovem indígena paraguaio, que estava desaparecido havia mais de dois meses, foi resgatado na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a mais de 800 km da cidade onde vive. O rapaz foi encontrado com sinais de desorientação em uma área de mata próxima a Novo Horizonte. Ele recebeu atendimento e será repatriado.
Segundo a Prefeitura de São José do Rio Preto, Liberato Benítez Cáceres, de 19 anos, foi localizado na última quinta-feira (18/12) e levado até a Casa do Caminho, local especializado no atendimento a imigrantes e migrantes em situação de vulnerabilidade.
Leia também
-
Ônibus tomba em rodovia no interior de SP e deixa pelo menos 2 mortos
-
Festa com calor e chuvas: como fica o tempo na véspera de Natal em SP
-
Vídeo misterioso enviado por zap indica pretensão eleitoral de Kassab
-
Brasil tem 60 mil nomes inspirados no Natal. O que os Natalinos acham?
Cáceres tinha febre e recebeu cuidados médicos, alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal. Segundo a prefeitura, o jovem falava apenas guarani e não compreendia a língua portuguesa, o que trouxe dificuldades para identificar a origem dele e encontrar contatos com a família.
Em buscas nas redes sociais e na internet, foi possível localizar uma reportagem de uma rádio paraguaia que tratava sobre o desaparecimento de um jovem indígena, da cidade de Pedro Juan Caballero, no dia 30 de outubro. Foi a partir daí que os órgãos municipais conseguiram contato com um tio do rapaz.
As autoridades contaram com apoio da família para acalmar Cáceres, que conversou com o tio por meio de uma chamada de vídeo.
A prefeitura local também entrou em contato com a Polícia Federal (PF) para dar início à repatriação de Cáceres, que deverá acontecer na sexta-feira (26). O rapaz seguirá com uma equipe da administração municipal até Ponta Porã (MS), na fronteira, e de lá seguira para Pedro Juan Caballero.
