MAIS

    Indígena paraguaio é resgatado em área de mata no interior de SP

    Por

    Um jovem indígena paraguaio, que estava desaparecido havia mais de dois meses, foi resgatado na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a mais de 800 km da cidade onde vive. O rapaz foi encontrado com sinais de desorientação em uma área de mata próxima a Novo Horizonte. Ele recebeu atendimento e será repatriado.

    Segundo a Prefeitura de São José do Rio Preto, Liberato Benítez Cáceres, de 19 anos, foi localizado na última quinta-feira (18/12) e levado até a Casa do Caminho, local especializado no atendimento a imigrantes e migrantes em situação de vulnerabilidade.

    Leia também

    Cáceres tinha febre e recebeu cuidados médicos, alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal. Segundo a prefeitura, o jovem falava apenas guarani e não compreendia a língua portuguesa, o que trouxe dificuldades para identificar a origem dele e encontrar contatos com a família.

    Em buscas nas redes sociais e na internet, foi possível localizar uma reportagem de uma rádio paraguaia que tratava sobre o desaparecimento de um jovem indígena, da cidade de Pedro Juan Caballero, no dia 30 de outubro. Foi a partir daí que os órgãos municipais conseguiram contato com um tio do rapaz.

    As autoridades contaram com apoio da família para acalmar Cáceres, que conversou com o tio por meio de uma chamada de vídeo.

    A prefeitura local também entrou em contato com a Polícia Federal (PF) para dar início à repatriação de Cáceres, que deverá acontecer na sexta-feira (26). O rapaz seguirá com uma equipe da administração municipal até Ponta Porã (MS), na fronteira, e de lá seguira para Pedro Juan Caballero.