O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda preparar o modelo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com auxílio Inteligência Artificial (IA). A assessoria do órgão de educação confirmou a informação ao Metrópoles nesta quarta-feira (10/12).
“Os estudos que estão sendo conduzidos pelo Inep preveem a combinação de estudantes e Inteligência Artificial na realização de pré-testes. A participação de estudantes continua sendo necessária, mas a tecnologia permitirá ao Inep manter a qualidade dos pré-testes com uma logística mais eficiente”, comunicou o Inep.
Dividido em dois dias de prova, o Enem é segmentado em provas de Ciências humanas e Ciências da Natureza, tendo em vista as 90 questões em cada avaliação. O uso da IA pode surgir como um instrumento para atuar na formulação da prova, incluindo com sugestões de questões que podem ser aplicadas, avaliando a dificuldade do assunto prezando pelo poder de discriminação (se o item diferenciaria alunos que têm conhecimento sobre o tema e os que não têm).
Leia também
-
UnB aprova criação de nova graduação em Inteligência Artificial
-
Com avanço da inteligência artificial, HP demitirá 6 mil até 2028
-
Inteligência artificial autônoma vai transformar empregos já em 2026, prevê estudo
-
Inteligência artificial pode montar dieta? Nutris alertam para riscos
No entanto, o Inep deixa claro que a tecnologia seria apenas para otimizar o serviço da realização do pré-teste do Enem, que contém questões parecidas quando comparado as da prova original.
O Inep, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), prossegue com a implementação da IA para proporcionar ajuda gratuita para preparar os alunos para o Enem.
Recentemente, o MEC lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que consiste em uma ferramenta que disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.
