MAIS

    Internado, Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia nesta quinta (25/12)

    Por

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a uma cirurgia de reparação de duas hérnias inguinais, nesta quinta-feira (25/12), um dia após deixar a carceragem da Polícia Federal (PF). O procedimento está marcado para as 9h e deve durar cerca de quatro horas.

    Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta (24/12), sob forte esquema de segurança. Trata-se da primeira vez que ele deixa a Superintendência da PF desde que foi preso, em 22 de novembro.

    Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto do ex-presidente será vigiado por dois agentes da PF, 24h por dia durante o período de internação. Equipes de segurança também devem ficar de prontidão dentro e fora da unidade hospitalar.

    No primeiro dia de internação, Bolsonaro realizou exames pré-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, e foi considerado apto para o procedimento.

    Após a cirurgia de correção das hérnias, a equipe médica vai avaliar a necessidade de aplicar um bloqueio anestésico do nervo frênico para aliviar as crises de soluço do ex-presidente.

    O médico cardiologista Brasil Ramos Caiado informou que o político do PL está “deprimido” e apresenta um quadro recorrente de soluços.

    “O presidente está deprimido, um pouco, pela situação que está passando, bastante ansioso. A ansiedade leva a um quadro recorrente de soluço, que atrapalha o sono dele. Então, ele fica muito incomodado com isso”, disse o médico a jornalistas nessa quarta.

    Leia também

    Entenda a cirurgia

    • As hérnias do tipo de Bolsonaro ocorrem quando uma parte do intestino ou de outro tecido interno “escapa” por um ponto enfraquecido da musculatura do abdômen, formando um caroço ou inchaço que pode causar dor e desconforto.
    • O procedimento ocorre para reposicionar tecido que se projetou para fora da parede abdominal.
    • No caso de Bolsonaro, o abaulamento foi identificado na virilha. A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou com um corte para a correção.
    • Em todos os casos, há necessidade de anestesia geral. Os médicos devem colocar uma espécie de tela de material sintético para sanar a abertura. A barreira criada impedirá as hérnias de voltarem.

    A estimativa, segundo os médicos, é que Bolsonaro permaneça internado entre 5 a 7 dias. Com isso, ele pode passar a virada de ano no hospital.

    Internado, Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia nesta quinta (25/12) - destaque galeria8 imagensPF conduz ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospitalPF conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até hospitalPolícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital Polícia Federal conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até o hospital DF Star, onde fará cirurgiaFechar modal.MetrópolesInternado, Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia nesta quinta (25/12) - imagem 11 de 8

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNovaPF conduz ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital2 de 8

    PF conduz ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital

    PF conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até hospital3 de 8

    PF conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até hospital

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNovaPolícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital 4 de 8

    Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNovaPolícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital 5 de 8

    Polícia Federal conduz Jair Bolsonaro até o hospital

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNovaPolícia Federal conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até o hospital DF Star, onde fará cirurgia6 de 8

    Polícia Federal conduz o ex-presidente Jair Bolsonaro até o hospital DF Star, onde fará cirurgia

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.fotoEx-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star7 de 8

    Ex-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.fotoEx-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star8 de 8

    Ex-presidente Jair Bolsonaro é conduzido pela Polícia Federal ao hospital DF Star

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

    Visitas

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi indicada como acompanhante durante todo o período de internação. Nessa quarta, Moraes autorizou as visitas dos filhos do ex-presidente: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura Bolsonaro. O único a não ser mencionado na decisão foi o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos (EUA).

    De acordo com as regras do hospital, não há tempo limite para a permanência dos filhos no hospital. Porém, são permitidas apenas duas pessoas por vez no quarto: Michelle e um dos filhos.

    Na manhã de quarta, o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) foi até a porta do hospital para acompanhar a chegada do pai. Até então, ele estava impedido de visitá-lo.

    “Estou num espaço público, vou tentar olhar para ele. É o que me resta fazer. Isso para mim, sem dúvida nenhuma vai ser um presente de Natal”, disse o filho do ex-presidente na entrada do hospital. Horas depois, Moraes autorizou a entrada dos filhos.

    Durante a tarde, a filha Laura visitou o pai, de acordo com Michelle. “Ficaram abraçados e conversaram bastante, mesmo entre soluços”, escreveu a ex-primeira-dama em sua página no Instagram.