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Lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil é adiado

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Lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil é adiado

lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil, marcado para esta quarta-feira (17/12 ), foi adiado. A empresa sul-coreana Innospace, responsável pela produção do Hanbit-Nano, confirmou o adiantamento “para a substituição de componentes” do projétil.

Agora, o lançamento está marcado para a próxima sexta-feira (19/12), às 15h45, na Base de Alcântara, no Maranhão, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a Innospace, durante a inspeção final, realizada na terça-feira (16/12), foi detectado uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante, o que será corrigido para garantir o sucesso do lançamento.

“Após a confirmação da causa e das medidas tomadas, foi decidido alterar a data de lançamento. Essa medida permite o lançamento após a substituição de alguns componentes do sistema de refrigeração e não indica um defeito estrutural no próprio veículo de lançamento”, diz nota da Innospace.

Na última segunda-feira (15/12), a Innospace transportou o foguete Hanbit-Nano do prédio de montagem até a plataforma de lançamento, na Base de Alcântara.

A janela de lançamento da Operação Spaceward, conduzida pelas FAB, no Centro de Lançamento de Alcântara (CL), no Maranhão, foi ajustada para o período entre 17 a 22 de dezembro.

 

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Operação da FAB junto com empresa sul-coreana

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Operação da FAB com empresa sul-coreana

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Foguete sul-coreano no Brasil

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Foguete na plataforma

Foto cedida pela INNOSPACE

Brasil no mercado de lançamentos espaciais

Inicialmente, o lançamento do foguete estava previsto para o dia em 22 de novembro, mas foi adiado.

A cronologia que levará o HANBIT-Nano ao espaço obedece a uma sequência rigorosa, coordenada pela FAB em parceria com a Innospace. Da checagem de sistemas à decisão final de autorizar o voo, cada marco é acompanhado e executado por equipes técnicas especializadas que atuam em sincronização absoluta.

Leia também

Realizada pela FAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Operação Spaceward marca o primeiro lançamento comercial a partir do território nacional e insere o Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo caminho para novos investimentos e oportunidades no setor.

A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

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