MAIS

    Lula lamenta morte de Mãe Carmen de Oxaguian

    Por

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Carmen Oliveira da Silva, a Mãe Carmen de Oxaguian, que faleceu nesta sexta-feira (26/12), aos 98 anos. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula afirmou que Mãe Carmen manteve “acesa a chama da espiritualidade africana que fez uma nova casa no Brasil e permeou a cultura e o coração dos brasileiros”.

    Eu e Janja ficamos profundamente tristes com a partida da querida Mãe Carmen de Oxaguian, que liderou com muito amor, por mais de vinte anos, um dos mais importantes terreiros de candomblé do Brasil, o Ilé Ìyá Omi Àse Ìyamase, conhecido em prosa e verso como o Terreiro do…

    — Lula (@LulaOficial) December 26, 2025

    Mãe Carmen estava internada há cerca de duas semanas no Hospital Português, em Salvador (BA), tratando uma forte gripe.

    Nascida em Salvador em 29 de dezembro de 1926, ela foi iniciada no Candomblé ainda aos 7 anos, para o culto de Oxalá, Orixá de sua cabeça.

    Filha mais nova da lendária Mãe Menininha do Gantois, uma das mais importantes ialorixás da história do Candomblé, Mãe Carmen dedicou a vida à fé, ao culto aos Orixás e à preservação das tradições religiosas afro-brasileiras.