O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ameaçou o presidente recém-eleito do Chile, José Antonio Kast, ao dizer que não admite qualquer agressão a cidadãos venezuelanos: “Cuidado ao mexer com um venezuelano”. A declaração ocorreu nesta terça-feira (16/12), durante o programa de Maduro na TV estatal venezuelana, onde ele também insinuou que o novo líder chileno é nazista.
“Eu quero dizer a este sr. Kast: você pode ser seguidor de Hitler, e educado nos valores de Hitler. Você pode ser pinochetista, convicto e confesso, mas é melhor ter cuidado ao mexer com venezuelano. Os venezuelanos se respeitam. Cuidado, escute-me bem, ouviu? Quem se mete com a Venezuela se seca e você se pode secar aceleradamente, sr. Kast”, afirmou.
O termo secar (usado geralmente no idioma espanhol), em contexto político, significa ser enfraquecido ou destruído, expondo que Maduro deixa um alerta claro: se o Chile atuar contra imigrantes venezuelanos que moram naquele país, como Kast prometeu em sua campanha, teria problemas.
Leia também
-
Após telefonema, Boric recebe Kast e inicia transição no Chile
-
Conheça as propostas do ultradireitista Kast, novo presidente do Chile
-
Políticos da direita comemoram a eleição de José Antonio Kast no Chile
-
Presidente eleito, Kast comemora e promete “restaurar” a lei no Chile
O embate entre os dois presidentes também acontece devido às divergências ideológicas apresentadas por ambos, uma vez que o líder chileno se alia à política direitista mundial e tem boas relações com os EUA ao ser aliado de Donald Trump.
Na campanha presidencial, o novo líder chileno disse que iria pôr fim à hipocrisia da política externa, rompendo relações comerciais e acordos bilaterais com ditaduras como Cuba, Venezuela e Nicarágua, “onde a oposição é encarcerada, não há liberdade econômica, social ou política, e os direitos humanos são violados diariamente”.
Maduro criticou os planos de Kast quanto à política imigratória, ao condenar a força policial para retirar os imigrantes do país, sinalizando que os cidadãos da Venezuela que estão no Chile correm em perigo.
“Narcoditador”
A declaração de Maduro repercutiu e Kast foi questionado sobre o “aviso” do líder venezuelano. O presidente recém-eleito disse que não se importa com o Maduro e o acusou de “narcoditador” que passa momentos difíceis devido à pressão que os EUA estão exercendo, com navios de guerra próximo à costa do país.
