Maria Bethânia usou as redes sociais para se despedir de Mãe Carmen de Oxaguian, ialorixá do Terreiro do Gantois. Mãe Carmem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/12), em Salvador, aos 98 anos.
A cantora publicou uma mensagem breve, em que escreveu “Profunda reverência” e marcou o perfil oficial do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, nome tradicional do Terreiro do Gantois.
A homenagem foi acompanhada por uma imagem registrada durante um show, em que a cantora aparece no palco ao lado de Caetano Veloso, enquanto a foto de Mãe Carmen surge projetada em um telão ao fundo.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Maria Bethânia (@mariabethaniaoficial)
Leia também
-
BA: morre aos 96 anos Mãe Carmen, ialorixá do Terreiro do Gantois
-
Maria Bethânia homenageou Angela Ro Ro dias antes da morte da cantora
-
Maria Bethânia faz homenagens a Rita Lee, Nana Caymmi e Sueli Costa
-
Maria Bethânia termina casamento com estilista após oito anos
Morte de Mãe Carmen
Mãe Carmen era uma das principais referências do candomblé na Bahia. Filha mais nova da lendária Mãe Menininha do Gantois, uma das mais importantes ialorixás da história do Candomblé, ela dedicou a vida á fé, ao culto aos Orixás e à preservação das tradições religiosas afro‑brasileiras.
À frente do Terreiro do Gantois, manteve viva a tradição religiosa, cultural e ancestral da casa, considerada uma das mais importantes do país. Ela estava internada há cerca de duas semanas e tratava de uma forte gripe.
A ialorixá também ficou conhecida pela postura firme na defesa da liberdade religiosa e pelo diálogo com diferentes setores da sociedade.
