Noites mal dormidas não são uma raridade. De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com doenças do sono, sendo a insônia a maior delas. A boa notícia é que a resposta para dormir melhor pode estar no seu prato.
A médica endocrinologista Jacy Alves destaca a coluna Claudia Meireles que um dos fatores mais poderosos e com impacto sustentado na qualidade do descanso é a dieta. Segundo a profissional, um padrão alimentar equilibrado, rico em alimentos naturais e minimamente processados é o mais indicado para alcançar uma noite bem dormida.
“Os alimentos auxiliam o sono por meio de múltiplos mecanismos fisiológicos, principalmente ao fornecerem os blocos de construção para neurotransmissores e hormônios que regulam nosso relógio biológico”, explica Jacy.
Entre os nutrientes que ajudam nessa regulação, a expert destaca o triptofano, um aminoácido essencial para que o corpo produza serotonina, e a melatonina, os hormônios que sinalizam ao cérebro que é hora de dormir.
“Além disso, alimentos ricos em polifenóis e antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação sistêmica e o estresse oxidativo, fatores que podem perturbar o sono”, garante a médica endocrinologista.
Confira, abaixo, os cinco principais alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, de acordo com a endocrinologista Jacy Alves:
Cereja
A cereja é rica é uma fonte natural de melatonina — importante regulador do sono
A cereja é fonte natural de melatonina, que auxilia diretamente o ciclo sono-vigília, destaca a médica. Essa propriedade é encontrada especialmente na cereja ácida — rica em triptofano e antioxidantes.
Kiwi
O kiwi pode ser consumido diariamente para ajudar a dormir melhor
O kiwi é outro grande aliado para o descanso. Rico em antioxidantes e compostos bioativos, esses nutrientes agem como “moduladores” do sono.
Leite
O leito pode ser consumido gelado ou em temperatura ambiente, mas é mais eficaz quando está quente
O clássico copo de leite morno antes de dormir tem sua ciência. “É fonte de triptofano, o precursor da serotonina”, destaca Jacy Alves.
Peixes
Os melhores peixes para incluir na dieta e melhorar a qualidade do sono são a sardinha e o salmão
Peixes são responsáveis pela melhora do sono por conta do ômega-3, que são encontrados em variedades como salmão e sardinha. “Eles não apenas fornecem a gordura anti-inflamatória, mas também são uma boa fonte de vitamina B6, que auxilia na produção de melatonina”, diz a endocrinologista.
Nozes
As nozes possuem uma ação combinada de nutriente ajudar no descanso
As nozes também são boas opção, já que possuem uma composição rica em melatonina, magnésio e gorduras saudáveis. “É um alimento que oferece um conjunto de nutrientes que favorecem o relaxamento e um sono de melhor qualidade”, garante Jacy.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
