Um renomado cardiologista revelou o tipo de bebida que jamais voltará a consumir. Em vídeo publicado no TikTok, que foi visto mais de 1 milhão de vezes, o médico Dmitry Yaranov disse que não ingere mais bebidas “diet” para manter a saúde em dia. A decisão foi baseada em seus anos de experiência como médico.
Leia também
-
Cardiologista cita 5 hábitos simples que ajudam a “limpar” as artérias
-
Pressão alta: cardiologista revela 5 sintomas que quase ninguém nota
-
Cardiologista cita fruta barata que fortalece a saúde do coração
“Disseram que os refrigerantes dietéticos são a opção mais saudável – a ‘melhor’ opção para controlar o peso ou o açúcar no sangue. Mas novos dados mostram o contrário”, afirmou o cardiologista no vídeo (veja aqui).
Dmitry Yaranov contou que um novo estudo descobriu que pessoas que consomem bebidas dietéticas ou sem açúcar diariamente têm um risco maior de doenças hepáticas do que aquelas que consomem versões açucaradas.
“Os adoçantes artificiais parecem alterar o metabolismo intestinal e o processamento da gordura pelo fígado, levando a um risco [aproximadamente] 60% maior de doença hepática metabólica. Bebidas açucaradas? Cerca de 50%”, explicou o médico.
Segundo Yaranov, a opção mais segura é água. “Então, da próxima vez que você for pegar aquela lata ‘sem culpa’, lembre-se: ‘zero açúcar’ não significa zero impacto. Seu fígado percebe a diferença.”
Estudo
O estudo mencionado pelo cardiologista foi apresentado na UEG Week 2025, no mês passado, e acompanhou 123.788 participantes do UK Biobank sem doença hepática.
Os pesquisadores examinaram as associações entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar e bebidas com baixo teor de açúcar ou sem açúcar, e os riscos de desenvolvimento de doença hepática associada à disfunção metabólica, acúmulo de gordura no fígado e mortalidade relacionada ao fígado.
Envelhecer bem exige esforços desde a juventude
Reprodução
Exercitar-se está entre eles
iStock
Comer bem também
iStock
Hábitos saudáveis aumentam a expectativa de vida
iStock
Evite alimentos fritos e doces em prol do bem-estar
iStock
