Muito se fala de frutas que favorecem o funcionamento do intestino, melhoram a textura da pele e ajudam a ter uma boa noite de sono. Desta vez, a coluna Claudia Meireles aponta opções que integram propriedades capazes de beneficiar a saúde das artérias, conforme menciona o cirurgião vascular e angiologista Herik Oliveira.
Leia também
-
Médico vascular aponta as melhores vitaminas para a saúde das artérias
-
Cardiologista aponta os 2 piores hábitos que “entopem” as artérias
-
Cardiologista cita 3 fatores de risco que mais prejudicam as artérias
-
Médico vascular cita 2 suplementos que beneficiam a saúde das artérias
De acordo com o especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), existem frutas que ajudam na saúde das artérias por somarem ativos anti-inflamatórios e antioxidantes. É o caso da maçã, rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz o colesterol ruim, o LDL. “Isso evita o acúmulo de gordura no interior desses vasos”, cita.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Placas de gordura se formam na parede das artérias e prejudicam a passagem do sangue
Getty Images
2 de 4
Esse processo de acúmulo de colesterol na parede das artérias é chamado de aterosclerose
Adventtr/Getty Images
3 de 4
Artéria “entupida” por placa de gordura, o que dificulta a passagem do sangue
SCIEPRO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
4 de 4
O surgimento de placas de gordura nas artérias decorre de maus hábitos
Getty Images
O médico complementa que essa fruta também traz na composição flavonoides e polifenóis, compostos com efeito antioxidante e potencial de combater os radicais livres. “Esses ativos protegem a parede interna dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias”, prossegue. Outra opção listada por Herik é a banana, fonte de potássio.
“A banana também ajuda no controle da pressão arterial por conter potássio e compostos bioativos que favorecem a vasodilatação”, acrescenta o angiologista. As frutas vermelhas, a exemplo do morango, têm antioxidantes, especialmente antocianinas, responsáveis por reduzir a inflamação e proteger a parede das artérias.
Por ser fonte de potássio, a fruta favorece o controle da pressão arterial
Segundo o cirurgião vascular, as antocianinas presentes nas frutas vermelhas favorecem a melhora da elasticidade das artérias. “Com isso, previnem o processo de aterosclerose, isto é, a formação de placas de gordura no interior desses vasos sanguíneos”, esclarece. Ao evitar o acúmulo de colesterol, esses ativos facilitam o fluxo sanguíneo.
Para terminar a listagem, o especialista elenca as frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, ricas em vitamina C. “Esse composto é essencial para a produção de colágeno que dá elasticidade na parede das artérias”, argumenta. Ele destaca que as opções apresentam efeito anti-inflamatório, o que atua no controle da pressão arterial.
O morango está entre as frutas apontadas pelo médico
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
