Na manhã desse domingo (21/12), atletas de diversas regiões do Brasil se concentraram no Eixão Norte, na altura da 102/103, para disputar mais um evento com a marca do Metrópoles Endurance. Focados e cheios de energia, corredores amadores e profissionais dividiram a via expressa nas provas de 5 km, 10 km e 15 km do evento inédito no calendário esportivo da capital federal: o Metrópoles Run.
Leia também
-
Metrópoles Run: confira como foi a entrega de kits dos atletas
-
Metrópoles Run: confira os resultados da prova deste domingo
Antes da largada oficial da corrida, às 6h, competidores, familiares e entusiastas se reuniram na Vila do Metrópoles Run, espaço projetado para oferecer conforto e segurança aos presentes. A animação ficou por conta do DJ Nilo Zika, que embalou a manhã com um setlist variado e contagiante.

A organização do evento seguiu o mesmo padrão dos circuitos anteriores do Endurance, que trouxe a Meia Maratona, em setembro; o Cycling, em agosto; e as disputas de triatlo, aquathlon, e natação em águas abertas, em julho.
Além do espaço de recuperação pós-prova para os atletas, o público contou com estrutura completa para celebrar a chegada do verão no Eixão do Lazer. Food trucks, área para massagens e diversas ativações garantiram o bem-estar de todos.
4 imagens

Fechar modal.![]()

Espaço Atleta
Gustavo Lucena/ Metrópoles
Food trucks
Gustavo Lucena/ Metrópoles
Medalhas
Gustavo Lucena/ Metrópoles
Troféus de 10km
Gustavo Lucena/ Metrópoles
Metrópoles Run entra para o calendário de corridas da capital
A primeira largada foi às 6h30, com os competidores da prova de 15 km. As categorias de 10 km e 5 km saíram logo depois, com cinco minutos de diferença entre si. Segundo Paulo Sérgio Rosa Costa, responsável pela direção técnica da prova, o que diferenciou as distâncias foram apenas os pontos de retorno.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta de alto rendimento Pablo Fagundes, campeão dos 5 km masculino, com o tempo de 15 min 15 s.
“Foi a minha primeira prova do Metrópoles. O trajeto foi muito bom e bastante desafiador. Ao mesmo tempo que ele favorece, ele traz dificuldades por conta do sobe e desce natural da pista. No auge dos meus 38 anos, sinto que ainda consigo disputar com a molecada”, celebrou Fagundes.

Na categoria feminina dos 5 km, a campeã foi Rosilene Alves de Oliveira, que completou o percurso em 19 min 19 s. “Eu fico muito feliz e honrada em receber esse título. A gente vem de uma sobrecarga de corridas. Já estamos nos preparando para o ano que vem”, destacou.
Disputa nos 10 km
Vitor Ferreira dos Santos venceu a prova dos 10 km com o tempo de 31 min 37 s. O rosto do atleta já é bastante conhecido nos eventos do Metrópoles. Na prova da Meia Maratona, realizada em setembro, o atleta mato-grossense levou para a casa o trófeu de vencedor-geral nos 21 km.

“Muito contente em participar mais uma vez de uma prova que já entrou para o meu calendário de corrida. Estou me preparando para a São Silveste e fico feliz em ter conquistado o prêmio”, celebrou.
Pouco tempo depois, Carmen Silva Reges Peres, a Cacá, cruzou a linha de chegada e foi coroada a vencedora da disputa feminina pelos 10 km. Assim como Vitor Ferreira dos Santos, ela também aproveitou o percurso do Metrópoles Run para se preparar para a corrida internacional de São Silveste.
“O prêmio já tem um destino. Eu vim de olho para conseguir complementar os recursos para competição em São Paulo. Veio em uma boa hora e vou cumprir o calendário esportivo”, frisou.

Campeões dos 15 km
Ronan Moraes Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 47 min 41 s, garantindo o primeiro lugar nos 15 km. Desde o início do percurso, o competidor se consagrou com um dos líderes, com uma boa diferença do restante dos participantes.

“São mais de 13 anos que eu estou no alto rendimento do atletismo. Foi uma prova muito estratégica e estou muito feliz de ver que os resultados estão saindo”, comemorou Ronan Moraes Silva.
Entre as mulheres, a vitória foi da pernambucana Daiana Justino dos Santos, que completou a prova em 59 min 56 s. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, ela destacou a emoção de estar em Brasília pela primeira vez e ter conquistado um título especial.
“Eu estou adorando a cidade, o pessoal é bastante acolhedor. A prova não foi fácil, teve muita subida e descida. Eu só não estranhei porque na minha cidade treinamos de forma parecida”, comentou.

Metrópoles Run
A prova foi organizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social Brasileiro (Inbras), com supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal (FATDF), e foi realizada em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O evento contou com apoio da Secretaria de Turismo, IMP Concursos, Viva Brasília, Big Box, Geap Saúde, Fiat, Yopp, Brilhe Pratas, Noroeste Biomagistral, CME Nutrition, VERD, Dopaminah e Runlastic. O percurso foi aferido e certificado por técnico credenciado.
O Metrópoles Run foi dirigido pelo técnico desportivo Paulo Sérgio Rosa Costa e contou com autorizações legais, seguro de responsabilidade civil, equipe médica, postos de hidratação e estrutura de apoio. O Eixão do Lazer teve um espaço dedicado aos atletas, e os três primeiros colocados de cada distância, nas categorias masculina e feminina, receberam troféu e premiação em dinheiro.
Veja os highlights da corrida do Metrópoles Run no vídeo abaixo:
Confira quem esteve no Metrópoles Run, pelas lentes de Gustavo Lucena, Matt Ferreira e Pedro Iff:















































































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
