O Metrópoles venceu o 1º prêmio de jornalismo do Conselho Federal de Administração (CFA) com a reportagem “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. A matéria multimídia conta as conquistas e os desafios das produtoras culturais Ruskaya Zanini, Sara Rocha, Amanda Bittar e Juliana Jacinto – as quatro são responsáveis por projetos que movimentam a cena cultural do Distrito Federal.
Leia também
-
Metrópoles vence XIII Prêmio República, promovido pelo MPF
-
Metrópoles tem 8,4 bilhões de visualizações em outubro e ganha 20 prêmios
-
Metrópoles vence Prêmio Sesc DF de Jornalismo 2025
-
Metrópoles é o grande vencedor do Prêmio CNT de Jornalismo 2025
O minidocumentário que compõe o especial multimídia foi escolhido como o melhor trabalho inscrito no prêmio na categoria vídeo. Em nove minutos, as entrevistadas relatam como a perspectiva feminina contribui para o êxito de suas iniciativas culturais. O minidoc também contém entrevistas com as especialistas Juliana Solidade, do CFA, e Viviane Pinto, da plataforma Lab Criação, sugerindo o que precisa ser alterado nas políticas de incentivo para ampliar a participação feminina na economia cultural.
Veja o documentário “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”.
O projeto multimídia “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF” surgiu na editoria de entretenimento. A reportagem foi apurada e escrita por Yasmin Rajab e contou com a coordenação e edição de Érica Montenegro, Ranyelle Andrade e Beatriz Queiroz.
O desing visual da reportagem visual ficou sob a responsabilidade de Gui Prímola e Carla Senna. As fotografias foram feitas por Breno Esaki, Hugo Barreto, Luís Nova e Vinícius Schmidt e a edição das imagens coube a Daniel Ferreira e Michael Melo.
O minidocumentário é uma realização de Giuliano Gazzoni, Natália Jaguaribe, Guilherme Guimarães, Lucas Akasaki, Brenno Alves, Rebeca Hadassa, Blandu Correia, Gabriel Foster, Leonardo Hladczuk e Mark Vales, do núcleo de vídeo do Metrópoles. A revisão da matéria foi feita por Juliana Garcês. O desenvbolvimento tecnológico para que o conteúdo fosse ao ar coube a Italo Ridney, Saulo Marques e Alvino Rodrigues.
Essa foi a primeira edição do prêmio de jornalismo do Conselho Federal de Administração (CFA). A iniciativa surgiu para incentivar a publicação conteúdos que valorizem a profissão de administrador.
