Luto no basquete brasileiro. Na mesma semana da partida do icônico treinador Cláudio Mortari, o esporte perde também Cida Guimarães, aos 95 anos. O falecimento foi comunicado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), neste sábado (27/12). A causa da morte ainda não foi divulgada.
Bicampeã sul-americana pela Seleção Brasileira (1954 e 1958), Cida foi uma das bases da consolidação do basquete feminino no Brasil. Ela enfrentou uma era de escassos incentivos e superou preconceitos para pavimentar o caminho de futuras gerações de atletas.
Nas redes sociais, a CBB lamentou o falecimento de Cida Guimarães e relembrou a sua carreira. Confira:
Confira a nota na íntegra:
O basquete brasileiro perdeu neste sábado uma de suas primeiras estrelas, dentro e fora de quadra. Nos deixou Maria Aparecida Cardoso Guimarães, a Cida.
Bicampeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira em 1954 e 1959, Cida ajudou a construir um caminho sólido para as novas gerações que viriam depois, rompendo preconceitos e conquistando espaço e títulos!
Cida iniciou a caminhada de uma família basqueteira, e é mãe do nosso querido Cadum Guimarães, Eduardo, Ângela e Márcia, além de irmã de Maria Helena Cardoso.
Nossas condolências aos amigos e familiares. Cida é um exemplo de garra, talento e amor ao basquete e à vida!
