Os 59 mil motoristas que fazem transporte por aplicativo no Distrito Federal têm até 17 de dezembro para instalar nos veículos o adesivo QR Code que permitirá ao passageiro acessar informações para aumentar a segurança, a transparência e a confiança no serviço prestado.
Para ter acesso ao QR Code, os motoristas devem atualizar os dados cadastrais por meio do Portal do Condutor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), inclusive com o envio de foto.
Leia também
-
TCDF dá 15 dias para Semob detalhar informações sobre o Vai de Graça
-
Semob-DF anuncia novas linhas e mudança em itinerários de ônibus. Veja
-
Semob lança app gratuito para acompanhamento em tempo real dos ônibus
Após esse procedimento, o prestador deve acessar a área de serviços do site, no menu “Emissão de Dístico STIP”, onde é possível imprimir o selo. O adesivo deverá ser fixado no parabrisas do veículo, em local visível tanto para usuários quanto para agentes de fiscalização.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o descumprimento implicará em sanções administrativas, que podem variar de multas até a apreensão do veículo, em casos de transporte não autorizado.
Veja o modelo:

Como funciona?
O QR Code poderá ser lido por qualquer smartphone comum e o passageiro terá acesso a informações básicas, como: autorização; nome do motorista; placa; e modelo do carro.
Ele também vai facilitar a consulta completa pelos agentes de fiscalização, com dados atualizados em tempo real, como número da autorização vigente, foto do prestador e vínculo com a empresa operadora.
De acordo com a Semob, o sistema conta com mecanismos de segurança da informação e criptografia, para evitar clonagem ou falsificação, e respeitará integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que dados sensíveis sejam acessados apenas por autoridades competentes.
