MAIS

    Motta diz que acordo para indicar deputado do PT ao TCU está de pé

    Por

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (19/12) que honrará o acordo para apoiar a indicação do deputado Odair Cunha (PT-MG), na foto em destaque, ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O compromisso foi firmado quando Odair ainda era líder do PT, em troca do apoio da bancada petista à candidatura de Motta à presidência da Casa, em 2024.

    “TCU é um processo que vamos tratar no ano que vem. Todos sabem que temos esse compromisso público com o deputado Odair [Cunha]. Foi um compromisso assumido na campanha, e todos também sabem que eu honro os compromissos que assumo”, declarou o presidente da Câmara em café com jornalistas.

    Com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz prevista para o primeiro semestre de 2026, Odair Cunha desponta como o mais cotado para assumir a vaga que ficará aberta no TCU.

    O temor entre governistas era de que o recente rompimento entre Motta e o atual líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), colocasse o acordo em risco. Odair, no entanto, é considerado um nome de perfil mais moderado dentro do partido e mantém boa interlocução com lideranças do Centrão.

    “Vamos dialogar com as lideranças partidárias. A decisão é do plenário, não é uma escolha individual. Vamos, em conjunto com os líderes, avaliar o melhor momento para levar o tema à votação”, declarou Motta.

    Leia também