Agosto foi muito movimentado para o futebol brasileiro. O oitavo mês do ano definiu a reta final da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana. Fora das quatro linhas dos campos de futebol, Bortoleto brilhou no GP da Hungria e o Mundial de Ginástica Rítmica fez história ao desembarcar no Rio de Janeiro.
Em série de retrospectiva de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês. Confira abaixo os eventos que marcaram o 8º do ano.
Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images
A equipe de ginástica rítmica brasileira recebeu duas medalhas de prata no Mundial de Ginástica Rítmica
Tom Weller/Getty Images
Ruano Carneiro/Getty Images
Buda Mendes/Getty Images
Pedro Souza / Atlético
Rodolfo Buhrer/Sports Press Photo/Getty Images
Definição nas Copas
No maior torneio continental da América do Sul, São Paulo, Botafogo, Internacional e Fortaleza tropeçaram e deixaram a Libertadores. As equipes foram eliminadas, respectivamente, por Atlético Nacional, LDU, Flamengo e Vélez Sarsfield.
Enquanto isso, na Sul-Americana, apenas Atlético-MG e Fluminense seguiram vivos. O Galo avançou para as oitavas após eliminar o Bucaramanga, enquanto o Flu derrotou o América de Cali.
Agosto ainda definiu as semifinais da Copa do Brasil, que foram disputadas entre Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Fluminense. A Raposa eliminou o Atlético-MG ao vencer os jogos de ida e volta; enquanto o Timão também venceu ambas as partidas e despachou o Athletico-PR.
O Gigante da Colina voltou à semifinal ao eliminar o Botafogo, nos pênaltis, e o Tricolor Carioca venceu o Bahia por 2 x 0 no jogo de volta, garantindo também sua vaga entre os quatro melhores.
Fábio faz história e PSG é campeão
Como destaque individual em um mês recheado de definições nas Copas, o goleiro Fábio, do Fluminense, brilhou e fez história na frente das redes. O arqueiro de 45 anos alcançou a marca de 1.390 jogos disputados, tornando-se o atleta com mais partidas na história do futebol mundial.
Leia também
-
Retrospectiva 2025: Calderano campeão mundial; relembre o mês de abril
-
Retrospectiva 2025: março teve campeões estaduais e Bortoleto na F1
-
Neymar no Santos e Supercopa Rei: veja retrospectiva de fevereiro
-
Retrospectiva 2025: confira principais momentos do esporte em janeiro
No mercado de transferências, o ponto alto foi a contratação de Samuel Lino, pelo Flamengo. O jogador, vindo do Atlético de Madrid, assumiu a titularidade no Mengão e foi essencial na reta final da temporada. Lino marcou o gol decisivo do Brasileirão, na vitória por 1 x 0 sobre o Ceará, que consagrou o Fla como campeão do campeonato.
Já no cenário internacional, o destaque foi a conquista da Supercopa da UEFA pelo Paris Saint-Germain (PSG). O time francês iniciou uma trajetória brilhante ao derrotar o Tottenham nos pênaltis.
Mundial de Ginástica Rítmica
Pela primeira vez na história, o Mundial de Ginástica Rítmica desembarcou na América do Sul. No Rio de Janeiro, o torneio foi histórico e marcou a conquista de duas medalhas inéditas para o Brasil na modalidade.
No dia 23 de agosto, o quinteto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha emocionou ao levar a prata inédita na prova de conjunto geral. Na disputa, o Brasil só ficou atrás do Japão, por menos de um ponto de diferença, e subiu ao segundo lugar mais alto do pódio.
Logo no dia seguinte, o grupo brilhou mais uma vez e garantiu a segunda prata no torneio. Desta vez na prova mista, as brasileiras cravaram a apresentação ao som de Evidências, na voz de Chitãozinho & Xororó, e só ficaram atrás na Ucrânia, por 0,1 ponto.
Bortoleto e Calderano brilham
Além do mundo da bola e dos tablados da ginástica, o Brasil brilhou na Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto. O brasileiro obteve seu melhor resultado no GP da Hungria, disputado no início de agosto, conquistando a sexta colocação.
Quem também se destacou foi Hugo Calderano: um dos principais atletas do país em 2025. Ele venceu o WTT Contender de Foz do Iguaçu, seu primeiro título em solo brasileiro na temporada.