O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu à aprovação do PL da Dosimetria, que reduz penas para pessoas condenadas pelos atos do 8 de Janeiro. A proposta foi aprovada pelo Senado Federal nesta quarta-feira (17/12). Em vídeo publicado no X, o parlamentar afirma que a “Justiça tem pressa e as pessoas precisam receber a liberdade que foi retirada de forma tão injusta”.
O projeto foi aprovado por 48 votos a 25 e segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo aliados próximos, o petista deve vetar a medida. Já Nikolas afimar que, se Lula vetar a dosimetria, a oposição possui “maioria e maturidade na Câmara para poder derrubar” o veto.
O início da volta pra casa
pic.twitter.com/155i6Ni1fe
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 18, 2025
Leia também
-
Líder do PT planeja acionar STF e adianta reação de Lula à dosimetria
-
PL da Dosimetria: veja como votaram os parlamentares do DF
-
Flávio Bolsonaro após aprovação do PL da Dosimetria: “Primeiro degrau”
-
Caetano Veloso critica votação do PL da Dosimetria: “Inaceitável”
Senado aprova dosimetria
O PL da Dosimetria recalcula e reduz as penas aplicadas para pessoas condenados pelos atos do 8 de Janeiro e beneficia, diretamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
A aprovação pelo plenário do Senado foi o segundo revés do dia para o governo Lula. Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia aprovado o parecer do relator Espiridião Amin (PP-SC) por 17 votos a 7.

