Preso nesta quarta-feira (18/12) no âmbito da nova fase da Operação Sem Desconto, o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal (PDT), já recebeu Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, em uma reunião secreta na pasta e, além disso, foi a um camarote do lobista para assistir ao show do Red Hot Chilli Peppers, em Brasília. Ambas as ligações foram reveladas pela coluna.
Adroaldo Portal, secretário-executivo da Previdência Social, Ministério da Previdência Social
Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
Adroaldo Portal, secretário-executivo da Previdência Social, Ministério da Previdência Social
Atual secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal PDT recebeu seu gabinete o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS
Reprodução
Adroaldo é o atual número 2 do Ministério da Previdência Social, hoje comandado por Wolney Queiroz (PDT). Procurado pela coluna, o ministro não quis se manifestar sobre a prisão de seu braço-direito. Além disso, o secretário-executivo já trabalhou com o senador Weverton (PDT), que também foi alvo da operação desta quarta-feira. No caso do parlamentar, a PF realizou mandado de busca e apreensão.
1. Careca do INSS bancou camarote para atual nº 2 da Previdência
O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, bancou camarotes no show do Red Hot Chilli Peppers, em Brasília, para autoridades do INSS e do Ministério da Previdência Social. Entre os participantes, estava Adroaldo Portal – que, oito meses antes do evento, abriu a porta de seu gabinete no ministério para o lobista.
O show ocorreu em 7 de novembro de 2023, no estádio Mané Garrincha. Foi a primeira apresentação do Red Hot Chilli Peppers na capital federal, em 40 anos da banda. A presença de autoridades do INSS e do Ministério da Previdência no espaço foi confirmada por Adroaldo Portal. Ele também assegurou a companhia do Careca do INSS no camarote, mas alegou desconhecer, porém, que ele bancou os ingressos.
“Eu recebi o convite do INSS. Foram distribuídos alguns convites, e eu recebi”, explicou Adroaldo Portal, em conversa com a coluna. À época do show, ele era secretário do Regime Geral de Previdência Social. “Era um procedimento até então relativamente comum: distribuição de convites. E eu fui sim. E eu não sei te dizer a procedência do custeio do convite”, prosseguiu o secretário-executivo.
2. Careca do INSS fez “lobby secreto” com ex-assessor de senador do PDT
Registros da portaria do Ministério da Previdência Social indicam que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, vulgo Careca do INSS, e o empresário Gustavo Marques Gaspar, ex-assessor e aliado do senador Weverton (PDT-MA), estiveram juntos no gabinete de Adroaldo Portal no Ministério da Previdência.
O encontro, no entanto, foi omitido da agenda oficial de Adroaldo, que, por lei, deveria dar publicidade a todas as suas reuniões.
Antonio Antunes e Gustavo Gaspar entraram no prédio do Ministério no mesmo dia e na mesma hora: 13 de março de 2023, por volta das 10h40. Ambos informaram como destino o gabinete de Adroaldo, que, na época, era secretário do Regime Geral de Previdência Social. O encontro durou cerca de 25 minutos. Em seguida, Antonio e Gustavo saíram do prédio juntos, às 11h07, segundo registros de portaria obtidos pela coluna.
