O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou a ampliação do tempo destinado à prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A alteração é uma das novas medidas estabelecidas pelo processo da nova CNH – Resolução Contran nº 1.020/2025.
Anteriormente, o tempo de prova destinado aos candidatos era de 30 minutos. Com a atualização da adequação, o exame passará a ter um prazo de 60 minutos para ser realizado, podendo chegar a 2 horas nos casos de provas adaptadas.
Uma outra adequação implementada foi a integração do processo de obtenção da habilitação com o aplicativo CNH do Brasil. Os futuros condutores agora podem pedir o requerimento da habilitação pelo app, além de terem acesso aos cursos teóricos digitais de obtenção.
As cargas horárias de formação prática da CNH também foram reajustadas: obtenção da habilitação (2 horas por aula), adição de categoria (2 horas por aula) e mudança de categoria (10 horas por aula).
Além disso, agora será disponibilizado a formação e aplicação dos exames em Libras, com atendimento presencial e apoio de intérprete.
Leia também
-
Nova CNH já está disponível em SP, diz Detran. Veja passo a passo
-
Nova CNH: Detran-DF exclui validade de processo para obter documento
-
Detran-DF diz que novas regras da CNH exigem “transição cuidadosa”
Transição da nova CNH
O início das implementações dos novos procedimentos começaram nessa terça-feira (16/12). Inicialmente, as medidas que passaram a valer foram:
- A retirada da exigência de 12 meses de validade do processo, que passa agora a permanecer por tempo indeterminado;
- A exigência do curso de atualização, que é destinado àqueles que estavam com os exames de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos, foi excluída.
De acordo com o Detran-DF, a expectativa é que todas as adequações previstas pela Resolução nº 1.020, de 1° de dezembro deste ano, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estejam devidamente adaptadas até o fim de janeiro.
As demais etapas de implementação serão divulgadas e atualizadas gradualmente, conforme avancem, por meio dos canais oficiais do departamento.
Segundo a autarquia, as adequações em andamento no momento são:
- Atualização do banco de questões dos exames teóricos, tanto para a obtenção da CNH quanto para os cursos de reciclagem;
- Adaptações e ajustes nos exames práticos;
- Estudos e procedimentos para a implementação da CNH 100% digital, incluindo o fim da obrigatoriedade do documento físico, o credenciamento de instrutores autônomos e a renovação automática da habilitação;
- Elaboração de questões de exames em Libras;
- Revisão da carga horária do curso de reciclagem.
