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    Novo polo automotivo do Ceará injeta R$ 400 milhões na economia

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    O barulho que ecoou em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, na quarta-feira (3/12), não foi apenas o som de máquinas industriais entrando em operação. Foi o som de um novo capítulo da história econômica do Ceará começando a ser escrito. Em um dia que já nasce como marco para o estado, entrou oficialmente em funcionamento o Polo Automotivo do Ceará, com a operação da Planta Automotiva do Ceará (PACE), a primeira planta multimarcas do Brasil.

    O que antes era apenas um terreno marcado pelo silêncio das máquinas desligadas agora volta a pulsar como um coração industrial. Onde havia incerteza, hoje há esteiras ativas, testes de qualidade, capacetes, EPIs, metas de produção e turnos definidos.

    O Polo nasce com a promessa de até 9 mil empregos diretos e indiretos, investimento estimado em R$ 400 milhões e uma função estratégica: recolocar o Ceará no centro da indústria automotiva nacional, agora sob a lógica da mobilidade elétrica e sustentável.

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    Mais do que uma inauguração, o que se viu foi a materialização de um projeto que combina indústria, inovação, sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional.

    Um empreendimento que transforma um antigo terreno industrial em símbolo do futuro e coloca o Ceará no centro do debate sobre a nova mobilidade elétrica no país.

    Uma planta inédita no Brasil

    A PACE é um projeto do Grupo Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do país.

    O diferencial é estrutural: uma única planta capaz de operar com diferentes montadoras, algo inédito no Brasil.

    Isso significa que, ao contrário das fábricas tradicionais, que dependem de uma única marca, o Polo Automotivo do Ceará nasce com maior capacidade de adaptação ao mercado, diversificando riscos e ampliando as possibilidades de crescimento.

    Por meio da Comexport, operam no país marcas globais como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford e General Motors, o que posiciona o Polo como um ativo estratégico não apenas para o Ceará, mas para toda a indústria nacional.

    O projeto começou a ser estruturado em 2023. Em agosto de 2024, foi oficialmente anunciado. Pouco mais de um ano depois, saiu do papel e começou a produzir.

    Emprego que muda destinos

    Entre os primeiros contratados pela nova indústria está Jullyo Cesar, eletricista, morador do bairro Mondubim, em Fortaleza. Há cerca de três meses na empresa, ele resume em poucas palavras o que o Polo representa.

    “É um prazer enorme fazer parte desse projeto. Aqui vai ser montado o primeiro carro elétrico no Ceará e isso é uma honra. Consegui esse trabalho e é de onde tiro hoje o sustento da minha família”, conta.

    homem no trabalhoCasos como o de Jullyo se multiplicam em Horizonte e nos municípios vizinhos, pois muitos trabalhadores que haviam perdido os postos com o fechamento da antiga fábrica agora retornam ao chão de fábrica

    Já Francisca Jucilene, moradora do Centro de Horizonte e mãe de dois filhos, há dois meses ela troca diariamente a casa pelo Polo em um trajeto de apenas 15 minutos.

    “Muitas pessoas estão atrás de uma oportunidade igual a essa que eu consegui. Trabalhava em outra empresa e recebi o convite. É mais uma chance que chegou”, comemora.

    Mulher no trabalhoA rotina de Jucilene hoje é marcada por crachá, turno, metas de produção e salário mensal fixo; símbolos simples, mas decisivos na construção de estabilidade e dignidade

    O primeiro carro elétrico produzido no Ceará

    O primeiro modelo a sair das linhas da PACE é o Chevrolet Spark EUV, que passa a ser oficialmente o primeiro veículo elétrico produzido no Ceará.

    Nesta fase inicial, a produção ocorre no formato SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits e é finalizado na planta cearense. O planejamento, no entanto, prevê a nacionalização progressiva da produção.

    O modelo chega ao mercado com:

    • Motor elétrico de 101 cavalos de potência.
    • Autonomia de 258 quilômetros, segundo aferição do Inmetro.
    • Câmeras com visão 360 graus.
    • Central multimídia com telas de 10,1 e 8,8 polegadas.
    • Sistemas avançados de segurança, como frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

    Na prática, isso significa que o Ceará passa a integrar a cadeia produtiva de um dos segmentos mais avançados da indústria automotiva mundial.

    Um segundo elétrico já confirmado

    Além do Spark EUV, a PACE também produzirá outro modelo: a Chevrolet Captiva, que chegará ao mercado como SUV 100% elétrico. A confirmação amplia o peso estratégico do Polo Automotivo do Ceará, mostrando que a planta já nasce com portfólio em expansão.

    A presença de dois modelos elétricos logo na largada consolida a vocação do Polo para a mobilidade limpa, alinhada às transformações globais no setor automotivo.

    Juventude, qualificação e futuro

    Para o engenheiro civil Ítalo Chaves, morador de Horizonte, o impacto do Polo vai muito além do presente imediato.

    “Essa nova indústria vai empregar muita gente da região, principalmente jovens que estão saindo do Ensino Médio, que terão a oportunidade de entrar em uma empresa onde poderão construir uma carreira”, afirma.

    homem no trabalhoO engenheiro civil Ítalo Chaves ressalta o impacto do Polo para a profissionalização dos mais novos

    O comentário reflete uma tendência clara: a chegada de uma planta desse porte estimula também a qualificação profissional, cursos técnicos, parcerias com escolas, universidades e centros de formação.

    Aos poucos, o Polo se transforma em um ecossistema de oportunidades, que atinge desde operadores de produção até áreas como logística, engenharia, tecnologia, manutenção, administração e inovação.

    O Polo Automotivo do Ceará passa a atuar como uma usina de desenvolvimento regional, gerando impactos que se espalham por toda a economia local: comércio aquecido, novos empreendimentos, valorização imobiliária, aumento da arrecadação e fortalecimento do mercado de trabalho.

    Quando um carro vira esperança

    No fim do dia, quando os portões se fecham e os turnos se encerram, o que fica não é apenas a contação de quantos carros foram montados. Ficam as histórias: da mãe que voltou ao mercado de trabalho, do jovem que conseguiu o primeiro emprego, do pai que voltou a ter renda fixa, da cidade que voltou a respirar desenvolvimento.

    O Polo Automotivo do Ceará nasce como projeto industrial, mas rapidamente se revela como um projeto de vidas em movimento. Um motor que não impulsiona apenas veículos, mas economias, famílias e futuros.