Na hora de cuidar da saúde ou manter a dieta regrada, muitas pessoas podem pensar em ingredientes exóticos, suplementos caros ou receitas complexas. Mas, segundo o nutricionista Matheus Maestralle, alguns dos maiores aliados do bem-estar estão bem mais perto do que se imagina — inclusive na sua despensa.
Leia também
-
Os melhores alimentos para prevenir doenças no fígado, segundo médica
-
10 alimentos que causam picos de glicose para não comer ao acordar
-
Cardiologista aponta 7 alimentos perigosos para quem tem hipertensão
Na opinião do especialista, três alimentos comuns surpreendem pela riqueza nutricional e versatilidade: aveia, feijão e azeite de oliva extravirgem.
“A aveia é rica em fibras, como a betaglucana; o feijão oferece proteínas, carboidratos e minerais essenciais, como ferro; e o azeite é uma gordura de alta qualidade, conhecida pelos benefícios à saúde cardiovascular”, explica Maestralle.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Versões da aveia variam na quantidade de fibras e na forma de digestão
Getty Images
2 de 4
Feijão ajuda a ganhar massa muscular quando aliado ao treino
Getty Images
3 de 4
O azeite de oliva é um dos alimentos com maior potencial anti-inflamatório
Getty Images
4 de 4
Os alimentos surpreendem pelos benefícios associados à sáude
Getty Images
Benefícios reais de incluir os três alimentos na dieta
De acordo com Matheus Maestralle, cada um desses ingredientes atua de forma complementar no organismo. “A aveia contribui para a saciedade e melhora do trânsito intestinal. O feijão auxilia na manutenção da energia, imunidade e saúde metabólica. O azeite, por sua vez, ajuda a reduzir inflamações, a proteger o coração e a equilibrar os níveis de colesterol”, detalha.
Manter uma alimentação saudável é essencial para a longevida
Como ingerir os três alimentos
Para além dos benefícios, o especialista reforça que todos são ingredientes simples de adaptar ao cardápio diário — e podem tornar a alimentação mais equilibrada sem abrir mão da praticidade.
“A aveia pode ser usada em mingaus, vitaminas, panquecas ou como espessante natural. O feijão, além da tradicional dupla com arroz, pode aparecer em pastas, caldos e saladas. O azeite deve ser preferencialmente consumido cru, para finalizar pratos quentes, legumes ou saladas. Uma ou duas colheres de sobremesa por dia são suficientes para fazer a diferença”, orienta Maestralle.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
