Com propriedades capazes de ajudar a retardar o envelhecimento e a regular o peso corporal, uma determinada infusão tem potencial de auxiliar também na redução da glicose: o chá verde. Conforme explica a nutricionista Caroline Campos, a bebida é uma “grande aliada” do controle do nível de açúcar no sangue por dispor de compostos eficazes, a exemplo das catequinas.
Leia também
-
Médico revela o suplemento com maior potencial de controlar a glicose
-
Endocrinologista cita hábitos comuns que sabotam o controle da glicose
-
3 alimentos para comer no café da manhã que ajudam a regular a glicose
-
Nutri lista 2 sementes com potencial de evitar os picos de glicose
A especialista em nutrição infantil enfatiza que as catequinas, classe de polifenóis oferece intensa ação antioxidante. Entre a série desses ativos, consta a epigalocatequina-galato (EGCG), que atua na redução da resistência à insulina. “Outro ponto positivo é a melhora da captação de glicose”, esclarece. Assim, o chá verde ajuda na prevenção da diabetes tipo 2.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Esse chá tem compostos bioativos que ajudam na redução da glicose no sangue
Halfpoint Images/Getty Images
2 de 4
A glicose é um tipo de açúcar simples que circula no corpo e oferece energia para as células
Dragon Claws/Getty Images
3 de 4
Alguns hábitos prejudicam o controle glicêmico
Halfpoint Images/Getty Images
4 de 4
Manter elevado o nível de glicose impacta na saúde e tende a colaborar com o surgimento de outras doenças
Halfpoint Images/Getty Images
Cuidados com o consumo do chá
Caroline detalha que o consumo diário da bebida não deve ultrapassar duas xícaras. “O ideal para o preparo é utilizar uma colher de extrato de chá verde para 200 ml de água quente”, conta. Ela complementa: “Se preferir, faça o chá em curta infusão, ou seja, deixe descansar por dois a três minutos”. Gestantes, lactantes e crianças devem evitar o consumo.
Indivíduos com algum quadro de ansiedade precisam ter cautela ao tomar o chá verde devido à presença de cafeína. “Pode agravar essa condição”, sustenta a nutricionista. Em entrevista anterior, a especialista compartilhou que a infusão feita à base da folha de amora também auxilia na melhoria da sensibilidade à insulina.
Com relação ao chá de folha de amora, a expert em nutrição infantil menciona que a bebida contém o ácido clorogênico, ativo com propriedades que contribuem para diminuir a liberação da glicose pelo fígado. Antioxidantes e fibras estão presentes na composição, além dos flavonoides, substâncias com alto poder antioxidante.
O chá verde traz polifenóis na composição. Esses compostos favorecem a redução da glicose
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
