MAIS

    Nutricionista destaca benefícios de chá que ajuda a reduzir a glicose

    Por

    Manter a glicose “sob controle” é essencial para ter mais saúde e energia, além de prevenir complicações ao longo da vida, conforme ressalta a nutricionista Caroline Campos. De acordo com a especialista, frutas, vegetais, sementes e suplementos têm o potencial de regular o índice do açúcar no sangue. Também integra esse rol o chá de folha de amora.

    Leia também

    Segundo a expert em nutrição infantil, a folha de amora é rica em flavonoides, compostos fitoquímicos com o poder de melhorar a sensibilidade à insulina. “Contém ainda o ácido clorogênico, que oferece propriedades para diminuir a liberação da glicose pelo fígado”, frisa. Antioxidantes e fibras estão presentes na composição.

    Nutricionista destaca benefícios de chá que ajuda a reduzir a glicose - destaque galeria4 imagensAs folhas de amora apresentam propriedades capazes de melhorar a sensibilidade à insulina Algumas pessoas não podem beber o chá, a exemplo de quem faz uso de medicamentos para diabetes O chá contém ácido clorogênico Fechar modal.MetrópolesO chá de folha de amora tem flavonoides na composição 1 de 4

    O chá de folha de amora tem flavonoides na composição

    Everyday better to do everything you love/Getty ImagesAs folhas de amora apresentam propriedades capazes de melhorar a sensibilidade à insulina 2 de 4

    As folhas de amora apresentam propriedades capazes de melhorar a sensibilidade à insulina

    Chiemi Kumitani/Getty ImagesAlgumas pessoas não podem beber o chá, a exemplo de quem faz uso de medicamentos para diabetes 3 de 4

    Algumas pessoas não podem beber o chá, a exemplo de quem faz uso de medicamentos para diabetes

    Dmytro Synelnychenko/Getty ImagesO chá contém ácido clorogênico 4 de 4

    O chá contém ácido clorogênico

    Penpak Ngamsathain/Getty Images

    Caroline frisa que a quantidade diária de consumo desse chá é de uma a três xícaras. “Já o modo de preparo deve ser de uma colher de sopa de folhas secas de amora para 200 a 250 ml de água quente”, ensina. A infusão pode ser ingerida na forma quente, morna ou gelada, sem comprometer os benefícios.

    O chá de folha de amora tem algumas contraindicações. Gestantes não podem consumir a bebida devido a planta dispor de um composto que tende a estimular contrações do útero.

    “Também não é interessante o uso por lactantes. Não existem estudos científicos que consigam assegurar a ingestão por quem amamenta”, cita a profissional.

    A especialista em nutrição infantil deixa um aviso aos pacientes que fazem uso de algum medicamento para diabetes: “O chá de folha de amora não é indicado, pois pode ocorrer uma queda brusca de glicose”. Nesses casos, Caroline Campos orienta consultar um especialista em saúde antes de tomar a infusão.

    Foto colorida de mulher segurando xícara enquanto está sentada em uma cama e ao lado de um cachorro - MetrópolesPacientes que fazem uso de medicamentos para diabetes devem evitar o consumo do chá

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.