Muitas vezes descartada, a casca da fruta além de uma das partes mais perfumadas da fruta, também pode ser a dose de nutrientes que está faltando no seu prato. Um estudo publicado na revista Food Science & Nutrition revela que algumas cascas podem conter até mais benefícios que a polpa.
Leia também
-
Frutas do verão: confira 5 opções saborosas que beneficiam a saúde
-
Nutricionistas apontam quais frutas comuns podem aumentar a glicose
-
Pudim de chocolate branco com frutas vermelhas é irresistível
-
Três frutas que podem ajudar a estabilizar a glicose no dia a dia
Especialista em Nutrição Clínica Funcional, Paula Alves destaca à coluna Claudia Meireles que as cascas de frutas contém inúmeros compostos poderosos, com antioxidantes e óleos essenciais — sendo as frutas cítricas como laranjas e limões as campeãs nesse quesito.
Para evitar o amargor da casca da fruta, o segredo é raspar apenas a parte colorida
“A casca da laranja é riquíssima em fibras, contendo significativamente mais que a polpa, assim como um flavonoide chamado hesperidina, associado à saúde cardiovascular”. “O limão, por sua vez, é fonte de “super concentrada em vitamina C e outros antioxidantes”, aponta a expert.
O superpoder das casas
Entre os compostos mais comum encontrados nas casas, a nutricionista aponta os flavonoides, que agem como “guarda-costas” das células e são um poderoso anti-inflamatório. Essa também é uma “fonte concentrada de fibras solúveis, como a pectina, essenciais para um intestino regulado e para nos sentirmos saciados por mais tempo”, garante Paula.
Os óleos essenciais, além do aroma agradável, são conhecidos como um eficiente suporte a “desintoxicação do corpo” também estão disponíveis em altas concentrações nas cascas, assim como a “vitamina C, famosa defensora da nossa imunidade”, destaca.
A casca da fruta, quando ressecadas, pode ser usada para fazer chás.
Como consumir a casca das frutas
Segundo ela, a verdade é que não existe uma escolha errada. A melhor raspa é aquela que você tem em casa e o ideal é variar para aproveitar um pouco dos benefícios de cada uma. Na hora de consumir, vale a criatividade: raspas para dar um “toque” nos pratos, aromatizar água e iogurte natural ou podem ser usadas para chás.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
A parte colorida da casca da fruta guarda óleos essenciais que liberam
um perfume e um gosto cítrico muito mais intensos que o do próprio suco
2 de 3
As raspas da casa da fruta podem ser usadas como aromatizadores de iogurtes
Getty Images
3 de 3
Para evitar o amargor nas rapas da casca da fruta, o segredo é raspar apenas a parte colorida
Getty images
A nutricionista também apontou alguns cuidados para aproveitar “melhor” as raspas da casca da fruta: antes de tudo lavar em água corrente, usar raladores mais finos e raspar a apenas a parte colorida da casca para evitar amargor. “As raspas frescas são mais potentes e podem ser incluídas no iogurte natural , como aromatizadores na água ou no chá, além de tempero para peixes, frangos e saladas”, destaca a nutricionista Paula Alves.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
