MAIS

    Nutricionista revela melhores alimentos para a prevenção de AVC

    Por

    A combinação entre dieta equilibrada, exercícios regulares e um estilo de vida saudável é a chave para maximizar a saúde do coração. A boa notícia é que fazer boas escolhas não é tão complicado. O Metrópoles preparou um guia para te ajudar a entender que deve estar no seu prato no dia a dia se a ideia é maximizar a saúde cardíaca.

    Leia também

    Azeite de oliva

    Segundo a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, o azeite extravirgem é um dos protagonistas da dieta mediterrânea, padrão alimentar amplamente associado à redução de infartos e AVCs.

    “Sua ação protetora vem principalmente dos polifenóis, compostos antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação e melhorar o perfil de colesterol”, explica.

    Azeite - MetrópolesAzeite de oliva

    Oleaginosas

    Segundo a expert, oleaginosas, como nozes e amêndoas, são gorduras boas e contém fibras, minerais e anti-antioxidantes, ótimos para reduzir o LDL (o “colesterol ruim”).

    “Apesar do teor calórico, quando consumidas em porções controladas (um punhado por dia), não atrapalham o peso e ainda protegem o coração”, emenda a nutricionista.

    Frutas secas, castanhas, amêndoas

    Ômega 3

    O ômega 3, presente especialmente em peixes como salmão, sardinha e cavalinha, continua sendo uma das gorduras mais estudadas e com maior respaldo científico.

    Ele ajuda a reduzir triglicerídeos, estabiliza a atividade elétrica do coração e diminui processos inflamatórios associados ao risco de arritmias e eventos cardiovasculares”, salienta Juliana.

    Foto colorida de peixes - Metrópoles

    Frutas vermelhas

    Já as frutas vermelhas, a exemplo de morango, mirtilos, framboesas e amoras, oferecem antocianinas, compostos bioativos que melhoram a função dos vasos sanguíneos e controlam o estresse oxidativo.

    Juliana acrescenta que estudos com consumo diário ou frequente mostram melhora da pressão e da rigidez arterial, especialmente em indivíduos com risco elevado.

    Foto colorida de frutas vermelhas - MetrópolesFrutas vermelhas, como morango, amora, uva roxa e açaí, também exercem ação protetora graças aos flavonoides e antioxidantes

    Vegetais verde-escuro

    Por fim, alimentos como espinafre, couve, brócolis e rúcula são alimentos densos em nutrientes e pobres em calorias. “Seus nitratos naturais contribuem para a dilatação dos vasos e melhoram a circulação, enquanto o potássio ajuda a controlar a pressão arterial.”

    E mais: são ricos em fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do açúcar no sangue.

    alcachofra, brócolis e pimentão verde