Portal Estado do Acre Notícias

O ator de Terra Nostra que abandonou a televisão para tratar doença

o-ator-de-terra-nostra-que-abandonou-a-televisao-para-tratar-doenca

O ator de Terra Nostra que abandonou a televisão para tratar doença

Exibida originalmente em 1999, Terra Nostra se tornou um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira ao retratar a imigração italiana para o Brasil. Agora, a novela volta à televisão aberta no Vale a Pena Ver de Novo. Um dos destaques da trama é Francesco Magliano, personagem interpretado por Raul Cortez.

Na história, ele vive um imigrante italiano que se estabelece no Brasil e constrói uma grande fortuna, tornando-se figura central da narrativa. Cinco anos após o sucesso de Terra Nostra, Raul Cortez foi diagnosticado com câncer de pâncreas.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Terra Nostra

Reprodução/Globo2 de 3

Raul Cortez

Reprodução3 de 3

Virgílio (Raul Cortez) na novela Mulheres de Areia

TV Globo/Divulgação

Em 2004, o ator precisou se afastar das gravações de Senhora do Destino para passar por uma cirurgia de retirada de um tumor. O quadro de saúde se agravou em 2006, ano em que o ator fez seu último trabalho na televisão na série JK, interpretando o político Antônio Carlos Ribeiro de Andrade.

Leia também

Geremias Berdinazzi em O Rei do Gado (1996), Francesco em Terra Nostra (1999) e Genaro em Esperança (2002). Todos italianos, mas diferentes. Raul Cortez, um baita ator. Faz falta. pic.twitter.com/Hcxksu0qYL

— Vitor Henrique (@_vitorhenrique) September 1, 2025

Apesar da persistência no tratamento, Raul Cortez morreu em 18 de julho de 2006, aos 73 anos. Além de Francesco Magliano, o ator marcou a teledramaturgia ao interpretar outros personagens italianos de destaque, como Geremias Berdinazzi, em O Rei do Gado (1996), e Genaro, em Esperança (2002).

Sair da versão mobile