Os cosméticos ganham cada vez mais destaque na era do skincare, mas não esqueça de um dos maiores aliados da pele, que é a alimentação. Prova disso é que pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram a relação direta entre a produção de colágeno e o consumo de vitamina C diariamente.
Leia também
-
Da saúde do coração à pele mais bonita: saiba 4 benefícios de caminhar
-
4 frutas que podem estimular o colágeno e firmar a pele naturalmente
-
Estas frutas antioxidantes hidratam o corpo e protegem a pele na seca
-
Pele mais jovem com suco antissinais feito com duas frutas
O estudo publicado no International Journal of Investigative Dermatology revelou que o consumo de dois kiwis gold — fonte campeã em vitamina C — por dia melhora a resistência e saúde da pele.
“Há um estímulo na proliferação e diferenciação celular na camada basal da epiderme, levando ao aumento da espessura da pele e consequentemente mais resistência. Isso é positivo porque, com o envelhecimento, há um afinamento da pele”, explica a médica nutróloga da Rede D’Or Sabrina Guerreiro.
Onde encontrar o nutriente
A expert destaca que além da função de renovação celular, a vitamina C também tem ação antioxidante, o que auxilia no combate de radicais livres e evita a oxidação do colágeno. Outro ponto importante destacado pelo estudo é que apesar do nutriente estar presente em diversas formulações de cosméticos, a absorção é pequena. “O efeito mais robusto acontece com o consumo de vitamina C pela via oral”, destaca a nutróloga.
Não é apenas o kiwi que pode entrar no seu carrinho de mercado na hora de potencializar o skincare com vitamina C. Sabrina Guerreiro destaca que frutas frescas como camu-camu, acerola, caju, goiaba e laranja também são boas fontes. “Mas a vitamina C não está presente apenas nas frutas, ela é encontrada em hortaliças e vegetais”. Entre eles estão o pimentão verde, a couve e o brócolis.
Principais frutas fontes de vitamina C:
Camu-camu
Getty Images
Goiaba
Pexels
Acerola
Getty Images
Caju
Getty Images
Laranja
Paolo Gagliardi/Gettyimages
Kiwi
Getty Images
Para conseguir o consumo adequado do nutriente, a expert destaca que é importante manter uma dieta variada, com alimentos crus e frescos, ao longo do dia — mas sem exageros. “A vitamina C é hidrossolúvel, não fazemos depósito dela; o excesso é eliminado pelos rins”, alerta a médica.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
