É normal, após excessos gastronômicos como o da ceia de Natal, que você sinta o corpo mais inchaço, uma consequência da retenção de liquídos e dos excessos à mesa (que devem ser aproveitados, é claro). Se você está incomodado pelo “estufamento” do jantar e quer acelerar o processo, uma chá natural e bastante popular pode ajudar.
Leia também
-
3 chás para se recuperar da ressaca de Natal, segundo nutricionista
-
Este é o chá “nº 1” para ajudar a controlar o colesterol alto
Quem revela é Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles. Segundo ela, a infusão de hortelã é perfeita neste quesito, pois a planta tem propriedades antiespasmódicas, que ajudam a relaxar os músculos do trato gastrointestinal, favorecendo a digestão e reduzindo a produção de gases.
“E mais: alivia a sensação de estufamento e também tem leve efeito analgésico, o que pode ajudar em casos de cólicas ou desconforto abdominal”, emenda a expert. Ela, porém, dá um aviso: quem sofre com refluxo precisa evitar a bebida, pois ela pode piorar os sintomas.
Para aproveitar os benefícios, o ideal é consumir o chá ainda morno, de 2 a 3 vezes ao dia, sem açúcar. A infusão deve ser preparada com a planta fresca ou seca, e não com sabores artificiais.
5 imagens


Fechar modal.![]()
1 de 5
A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo
Getty Images
2 de 5
O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos
Getty Images
3 de 5
A valeriana atua como calmante natural
Getty Images
4 de 5
A melissa, rica em ácido rosmarínico, tem ação antioxidante e efeito levemente hipnótico
Getty Images
5 de 5
O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais
Getty Images
Que outras chás ajudam a desinchar?
Cchá de gengibre
É conhecido por sua ação anti-inflamatória e digestiva. Ele estimula o esvaziamento gástrico e pode ajudar a evitar aquela sensação de “barriga pesada” após as refeições.
A presença de fitoquímicos no gengibre favorece a proteção do sistema nervoso contra o estresse oxidativo
Chá de erva-doce
Rico em compostos que atuam diretamente na fermentação intestinal, ele é recomendado para quem sofre com excesso de gases.
Por fim, a nutri dá o recado mais importante: chás não fazem milagres sozinhos. “Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com boa hidratação, continua sendo a base para manter o intestino saudável — e a barriga mais leve.”
